O prazo para adesão ao apoio financeiro do Governo Federal destinado a empregados e empregadas domésticas afetados pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul começou no último sábado, dia 29 de junho.
Segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), a primeira parcela será paga no dia 8 de julho, de forma escalonada, conforme a data de adesão.
Assim, o pedido de adesão deve ser feito pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo site Emprega Brasil – Trabalhador, até as 23h59 do dia 26 de julho. O pagamento será realizado pela Caixa Econômica Federal.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre benefícios para o Rio Grande do Sul, confira.
Qual será o valor do benefício?
O programa prevê o pagamento de duas parcelas de R$ 1.412 cada, resultando em um benefício total de R$ 2.824, para trabalhadores atingidos pelas chuvas nos municípios gaúchos.
Os beneficiários não precisam abrir contas para receber o valor. A Caixa verifica se o trabalhador já possui conta no banco e realiza o crédito automaticamente. Para aqueles sem conta, será aberta uma Poupança Caixa Tem automaticamente, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem.
Calendário de pagamentos
As datas de pagamento são as seguintes:
- Adesão até 1º de julho: pagamento em 8 de julho;
- Adesão até 5 de julho: pagamento em 15 de julho;
- Adesão até 12 de julho: pagamento em 22 de julho;
- Adesão após 13 de julho: pagamento junto à segunda parcela em 5 de agosto.
Quem poderá receber o benefício?
Consideram-se trabalhadores ou trabalhadoras domésticas aqueles que prestam serviços de forma habitual, subordinada, remunerada e pessoal, em âmbito residencial, por mais de dois dias por semana.