Segurado pode pedir a prorrogação do auxílio-doença sem passar por nova perícia médica. Pedido pode ser feito de casa até o dia 30 de junho. As regras para essa ação acabam de ser divulgadas pelo INSS; vamos te apresentar agora.
O prazo para prorrogar o auxílio-doença sem a necessidade de perícia médica presencial termina neste domingo. A medida era válida por seis meses, sendo encerrada em abril, mas acabou sendo prorrogada. Agora os trabalhadores que precisam de mais tempo de repouso precisam correr.
O benefício por incapacidade temporária é concedido pelo INSS ao trabalhador que necessita se afastar do trabalho por mais de 15 dias. Durante esse período é o Instituto Nacional do Seguro Social quem faz os pagamentos do profissional.
Prorrogação do Auxílio-doença
- A prorrogação é voltada ao trabalhador que ainda não tem condições de retornar às suas atividades.
- Nesse caso ele passa por uma perícia virtual, que acontece através da análise de documentos, o chamado Atestmed.
- A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica melhor sobre essa perícia documental.
- Esse sistema foi adotado porque o trabalhador não conseguia uma perícia presencial dentro do prazo, o que acaba fazendo com que ele fosse prejudicado.
- Para ter direito a essa prorrogação é necessário fazer o pedido, pelo menos, 15 dias antes da data prevista para o retorna ao trabalho.
- Apenas quem passou por perícia médica presencial no INSS pode utilizar esse serviço.
- Pelas regras definidas pelo INSS a prorrogação pode ser solicitada quantas vezes for necessário, a cada 30 dias desde que o trabalhador não tenha condições de retornar ao trabalho.
Como solicitar a prorrogação do Auxílio-doença?
- Os segurados que já estão em gozo do auxílio podem pedir a prorrogação pela Central 135, ligação gratuita.
- Após o pedido é o segurado deve enviar a documentação que comprove a necessidade de ampliação do auxílio pelo site Meu INSS.