Novo golpe na internet pede PIX sob promessa de saque de FGTS, PIS e outros benefícios

Os criminosos estão com uma nova tática para atacar idosos, aposentados, pensionistas e beneficiários de programas sociais. Os golpistas usam de sites de notícias que são voltados a esse público, como o próprio FDR, para pedir dinheiro em troca de antecipação de valores.

Estão sendo relatados casos graves de golpes onde os criminosos se fazem passar pelo governo federal, prometem a antecipação de benefícios e programas sociais, mas na verdade roubam dados e dinheiro da população. 

Para chegar ao seu alvo, que normalmente são idosos, aposentados, recebedores do Bolsa Família, trabalhadores e outros, os bandidos estão usando páginas de notícia como isca. Entre eles, o próprio FDR.

Atenção! Saiba identificar como funciona esse golpe

Devido a popularidade das páginas de notícias relacionadas a assuntos sociais e benefícios trabalhistas, como o FDR, os criminosos estão vinculando falsas propagandas à estes sites. Vale dizer que o FDR não se responsabiliza pelos anúncios que circulam em nossas páginas.

Com a falsa promessa de antecipação de benefícios, como o PIS/PASEP, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada), os criminosos conseguem que o cidadão clique no anúncio que eles criaram.

A partir disso, o usuário tem acesso a uma página muito parecida com a do governo federal, mas que não é real. O sistema falso vai induzir o cidadão a:

  • Cadastrar os seus dados pessoais, ex.: nome completo, CPF, RG, endereço, data de nascimento, profissão, renda salarial, número do benefício que recebe e outros;
  • O falso site vai solicitar um PIX de R$ 60, R$ 100 ou mais, a fim de que o benefício mencionado seja antecipado;
  • Ao fazer o PIX o cidadão perde aquele dinheiro e o seu benefício não é antecipado.

O que indica que a mensagem é na verdade um golpe?

Existem alguns pontos muito importantes que vão te ajudar a identificar quando a mensagem é na verdade um golpe:

  • A propaganda promete algo milagroso ou muito fácil, por exemplo: “antecipe seu PIS/PASEP de 2025”, ou “antecipe seu FGTS sem autorização da CAIXA”;
  • A mensagem diz que a antecipação só será feita se o cidadão pagar uma taxa, prometendo ainda que o valor será devolvido. Atenção! O governo federal não pede pagamento de nenhum valor para autorizar a liberação de benefícios;
  • Os sites de navegação não possuem o “.gov“. Todo site oficial tem em seu endereço a sigla “.gov”. Ex.: fgts.gov.br.
  • A mensagem diz que o PIX precisa ser feito com pressa, dentro de X minutos, caso contrário o dinheiro não será liberado.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com