O ministro das Cidades, Jader Filho, assinou quatro portarias que autorizaram a contratação de 49 empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida. Com a iniciativa, em um primeiro momento devem ser liberados para compra 7.280 unidades habitacionais em 15 estados.
Pelo menos 6 mil unidades serão para as famílias da faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, aquelas que possuem renda familiar de no máximo R$ 2.640 por mês. Mas, de acordo com a Folha de S. Paulo a prioridade são aqueles com rendimento de até 1 salário mínimo.
Onde serão construídas as novas unidades do Minha Casa, Minha Vida?
Segundo o ministro Jader Filho, “o Minha Casa, Minha Vida está em ritmo acelerado, como o presidente Lula tem determinado. Somente hoje, já autorizamos a contratação, pela Caixa, de mais de sete mil novas unidades” afirmou.
As novas unidades que serão construídas pelo governo federal e depois vendidas aos brasileiros de baixa renda, estão sendo programadas para distribuição em 15 estados:
- Acre: 250 unidades;
- Bahia: 2.778 unidades;
- Ceará: 176 unidades;
- Maranhão: 100 unidades;
- Minas Gerais: 108 unidades;
- Pará: 192 unidades;
- Paraíba: 192 unidades;
- Pernambuco: 240 unidades;
- Piauí: 1.351 unidades;
- Rio de Janeiro: 99 unidades;
- Rio Grande do Norte: 112 unidades;
- Sergipe: 412 unidades;
- São Paulo: 294 unidades;
- Tocantins: 496 unidades.
Como conseguir um imóvel pelo Minha Casa, Minha Vida?
Especificamente nestes imóveis que são construídos pelo governo federal, os interessados devem aguardar o início dos empreendimentos. A prefeitura municipal ou uma entidade organizadora que vai intermediar a contratação, abrirão as vagas.
A partir disso, os interessados devem preencher a ficha de inscrição do Minha Casa, Minha Vida e aguardar o sorteio. Os contemplados serão chamados para assinar o contrato de financiamento, onde pagarão parcelas a partir de R$ 80 por até 5 anos.
Confira mais explicações sobre como funciona o financiamento pelo programa popular, eu explico nesta matéria.