Milhares de trabalhadores não precisarão esperar até o final do ano para receber o 13º salário. Isso porque, alguns empregadores vão antecipar a primeira parte do benefício para o mês de julho, liberando o depósito junto com a remuneração do próximo mês.
O pagamento do 13º salário é uma obrigação de todo empregador que contrata funcionário com carteira de trabalho assinada. Para receber basta ter atuado dentro da empresa por mais de 30 dias, logo já ganha o direito de ser remunerado.
Quem vai receber o 13º salário em julho?
Depende! O pagamento do 13º salário em julho será feito se houver uma decisão da empresa. Na verdade, essa costuma ser uma decisão mais comum nos órgãos públicos, logo servidores estaduais e municipais ganham esse direito se for da escolha do empregador.
Pela legislação brasileira, o pagamento deve ser feito em:
- 1ª parcela: entre fevereiro até novembro, ou junto com o pagamento das férias se o trabalhador solicitar;
- 2ª parcela: até 20 de dezembro;
- Pagamento proporcional na demissão.
A antecipação do 13º salário para julho é uma escolha do órgão público normalmente para movimentar a economia daquela região. Como aconteceu no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que liberou as duas parcelas no primeiro semestre do ano.
Como é calculado o pagamento do 13º salário?
O cálculo de pagamento do 13º salário vai considerar quantos meses o trabalhador estar atuando naquela empresa e o seu salário. Na segunda parcela há descontos do Imposto de Renda, e da pensão alimentícia para quem já tem o desconto em folha.
- São somados todos os salários recebidos nos últimos 12 meses e dividido por 12, assim obtém-se a média salarial;
- A média salarial é multiplicada pelo número de meses que o trabalhador vem atuando no último ano;
- O valor equivale a 100% do 13º que ainda será dividido em duas parcelas.