Bancos anunciam mudanças a partir de 8 de julho; alterações envolvem depósitos e saques

A partir de 8 de julho, os bancos brasileiros irão realizar a padronização das nomenclaturas nos extratos bancários. A medida tem o objetivo de facilitar a vida dos clientes, especialmente aqueles que possuem contas em mais de uma instituição financeira, e é uma iniciativa em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Bancos anunciam mudanças a partir de 8 de julho; alterações
envolvem depósitos e saques. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Com a padronização, as transações serão descritas de forma clara e objetiva, facilitando a compreensão e o acompanhamento das suas movimentações financeiras, seja um depósito de cheque no caixa eletrônico (“DEP CHEQUE ATM”) ou um saque de dinheiro em espécie na agência (“SAQUE DIN CARTAO AG”).

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre bancos, confira.

Iniciativa da Febraban

A iniciativa da Febraban não se limita apenas a facilitar a vida dos clientes experientes. A padronização também tem o objetivo de democratizar o acesso à informação, tornando os extratos bancários mais compreensíveis para todos, inclusive para aqueles que não possuem familiaridade com termos financeiros.

Com a medida, a Febraban busca fortalecer a confiança e a segurança dos consumidores, além de contribuir para a educação financeira da população.

Como consultar o extrato bancário?

Cada banco ou instituição financeira possui seus próprios canais para consulta do extrato bancário. Você pode acessá-lo através do internet banking, aplicativo do banco, caixas eletrônicos, agências bancárias ou central de atendimento telefônico. Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com sua instituição.

Vale lembrar que o acesso ao extrato bancário é um direito de todos os consumidores e é gratuito para até dois extratos por mês, referentes à movimentação dos últimos 30 dias, para contas correntes. 

Serviços gratuitos nos bancos

Além da padronização dos extratos, é importante estar ciente dos serviços gratuitos que você tem direito como cliente de conta corrente ou poupança. Confira abaixo:

Conta corrente

  • Cartão de débito e segunda via do cartão;
  • Até 4 saques por mês (incluindo saque por cheque);
  • Até 2 transferências entre contas do mesmo banco;
  • Até 2 extratos com a movimentação dos últimos 30 dias;
  • Até 10 folhas de cheques (desde que tenha direito ao talão);
  • Consultas de saldo pela internet, sem limites;
  • Compensação de cheques.

Poupança

  • Cartão com função movimentação e segunda via do cartão;
  • Até 2 saques por mês;
  • Até 2 transferências entre contas do mesmo banco;
  • Até 2 extratos com a movimentação dos últimos 30 dias;
  • Consultas de saldo pela internet, sem limites;
  • Extrato anual consolidado, discriminando mês a mês os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas, juros, encargo e demais despesas.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.