Como transformar bpc em aposentadoria? Regras

O pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não é uma aposentadoria, embora muitas pessoas confundam. Ainda assim, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não impede aqueles que desejam de transformar BPC em aposentadoria. 

bpc
Como transformar bpc em aposentadoria? Regras (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Além não exigir contribuição previdenciária para ser concedido, o BPC não é vitalício e pode ser cortado em determinadas situações. O INSS trata o salário como um auxílio social, sendo liberado apenas para pessoas que vivem em condição de baixa renda

Enquanto isso, a aposentadoria é vitalícia e também um direito de todo trabalhador que fez contribuições previdenciárias. Para recebê-la, no entanto, o brasileiro precisa somar idade e tempo de contribuição que são exigidos pelo INSS

Para transformar BPC em aposentadoria é preciso cumprir com as regras da aposentadoria, e dar entrada em um novo pedido de benefício. Entenda a seguir como funcionam os trâmites e quais as chances de conseguir a mudança. 

Quem tem direito ao BPC?

O pagamento do BPC é feito para todo cidadão de baixa renda que não tenh condições financeiras de se manter, possua algum tipo de incapacidade ou seja idoso. O primeiro passo para receber o benefício é fazer a sua inscrição no Cadastro Único.

A inscrição no Cadastro Único vai comprovar que aquele indivíduo vive em condição de baixa renda. Além disso é preciso:

  • Ser pessoa com deficiência de qualquer idade; ou
  • Idoso com mais de 65 anos;
  • Ter renda familiar de no máximo 1/4 (25%) do salário mínimo por pessoa. 

Depois, atendendo aos critérios, é necessário encaminhar a solicitação para o INSS. As pessoas com deficiência passam por perícia médica, e todos devem ser avaliados socialmente para identificar seu nível de vulnerabilidade. 

Quem tem direito de se aposentar pelo INSS?

Enquanto isso, para ter direito de se aposentar pelo INSS é preciso ser contribuinte da Previdência Social. Todo trabalhador é obrigado a contribuir, seja por desconto automático no seu salário, ou por meio da GPS (Guia da Previdência Social).

Como qualquer tipo de seguro, o cidadão receberá a cobertura ao atingir um período de carência. Além disso, só têm direito de serem beneficiados aqueles que realmente pagaram e atenderam as seguintes critérios:

Aposentadoria por idade

  • Mulheres: 63 anos de idade;
  • Homem: 65 anos de idade;
  • 180 contribuições mensais para os dois sexos. 

Aposentadoria por invalidez

  • Necessário somar no mínimo 12 contribuições previdenciárias;
  • Não há idade mínima. 

Existem outros tipos de regras chamadas de regras de transição, mas neste caso é preciso já ter contribuído para o INSS antes de novembro de 2019 quando foi aprovada a reforma da Previdência. 

Como transformar BPC em aposentadoria?

Diante da apresentação dos dois pagamentos, para transformar o BPC em aposentadoria é preciso atender a um critério básico: contribuir para o INSS. Isso porque, para receber o BPC não há exigência de contribuição previdenciária, mas para aposentadoria sim. 

Os critérios básicos incluem:

  • Ter idade mínima exigida pelo INSS; ou
  • Possuir um tipo de deficiência que o impeça totalmente de trabalhar;
  • Ter feito no mínimo 180 contribuições previdenciárias (15 anos); ou
  • Ter feito no mínimo 12 contribuições previdenciárias no caso da aposentadoria por invalidez. 

Como solicitar a aposentadoria recebendo o BPC?

Se já estiver recebendo o BPC o primeiro passo é começar a contribuir para o INSS para conseguir a sua aposentadoria.

A recomendação é de que faça isso na categoria de segurado facultativo, no plano simplificado com alíquota de 11% ou no plano normal, com alíquota de 20%.

Atingindo as exigências necessárias, o cidadão deve:

  • Acessar o App Meu INSS e fazer login;
  • Em “Do que você precisa?” digitar “Aposentadoria” e escolher a desejada;
  • Preenchar a ficha com os dados pessoais;
  • Anexar os documentos solicitados;
  • Aguardar a análise do INSS. 

Quem pedir a aposentadoria por invalidez precisará passar por perícia médica, o médico perito é que vai decidir se aquele incapacidade dá direito de se aposentar. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com