Os idosos com mais de 60 anos de idade, aposentados ou não, estão recebendo um recado do Banco do Brasil. Eles podem receber mais de R$ 1 mil que ficaram esquecidos na conta devido ao tempo de serviço. Caso tenham falecido, seus herdeiros têm direito ao resgate.
O saque disponibilizado para os idosos acima de 60 anos é relativo as cotas do PIS/PASEP. De acordo com a Caixa Econômica, que é outro banco pagador das cotas, há quem tenha direito a mais de R$ 3 mil. O pagamento começou em 2019, mas teve pouca adesão.
Quais idosos podem receber as cotas do PIS/PASEP?
As cotas do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são pagas pelo Banco do Brasil para atuais ou ex funcionários públicos. Enquanto o PIS (Programa de Integração Social) é liberado pela Caixa Econômica para quem trabalhou na rede privada.
O dinheiro fica disponível para:
- quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988;
- não recebeu as cotas do PIS/PASEP que é diferente do abono salarial; ou
- é herdeiro de trabalhador que tem direito ao benefício, mas que não recebeu.
Como receber as cotas do PIS/PASEP?
Os valores das cotas do PIS/PASEP foram transferidos para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Por isso, para receber basta acessar o aplicativo do FGTS.
Para consultar se tem direito ao benefício também é possível usar este mesmo canal, ou ir até a agência do Banco do Brasil para a consulta.
- Acesse o App do FGTS e faça login;
- Selecione a mensagem “Você possui saque disponível”;
- E depois “Solicitar o saque do PIS/Pasep”;
- Escolha a forma de saque: crédito em conta ou presencial.
O saque pode ser creditado em conta bancária de qualquer instituição financeira indicada pelo trabalhador