Responsável por atender aposentados e pensionistas de todo o país, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realiza mensalmente um pagamento para os seus segurados. Com os recursos, o grupo pode ter uma segurança financeira após anos de contribuição com a Previdência Social.
Tradicionalmente, os pagamentos do órgão são realizados de acordo com o número do benefício de cada cidadão. No entanto, o INSS só costuma iniciar a liberação dos recursos no mês seguinte ao mês de referência.
Ou seja, os aposentados e pensionistas só recebem o salário de maio no mês de junho e assim sucessivamente. No entanto, o formato de pagamentos foi atualizado pelo INSS.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a mudança garantirá uma liberação dos recursos com maior agilidade para aposentados e pensionistas. Isso porque agora, parte dos cidadãos que recebem até um salário mínimo como benefício terão o pagamento antecipado.
Com a nova programação, os cidadãos que têm o Número de Identificação Social (NIS) entre 1 e 5 poderão receber os pagamentos já neste mês. Isso porque a liberação dos recursos será iniciada no dia 24.
Confira o calendário de pagamentos do INSS em junho:
Para quem recebe até um salário mínimo:
- 24 de junho – NIS finalizado em 1;
- 25 de junho – NIS finalizado em 2;
- 26 de junho – NIS finalizado em 3;
- 27 de junho – NIS finalizado em 4;
- 28 de junho – NIS finalizado em 5;
Para os aposentados ou pensionistas que recebem acima de um salário mínimo:
- 01 de julho – NIS finalizado em 1 e 6;
- 02 de julho – NIS finalizado em 2 e 7;
- 03 de julho – NIS finalizado em 3 e 8;
- 04 de julho – NIS finalizado em 4 e 9;
- 05 de julho – NIS finalizado em 5 e 0;
Confira outras informações sobre os pagamentos do INSS neste link.