Relançado pelo Governo Federal em 2023, o programa do Bolsa Família está disponível para as famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. No entanto, para ter acesso ao pagamento do benefício é preciso que o cidadão cumpra alguns requisitos.
Uma das exigências é de que o cidadão realize de forma periódica a atualização do cadastro no CadÚnico. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o processo deve ser realizado, no máximo, a cada dois anos pelo responsável familiar.
Caso não realize essa etapa, o beneficiário poderá ser punido com a suspensão do pagamento do programa. Para evitar essa situação será preciso realizar uma visita no CRAS para conseguir atualizar o cadastro do Bolsa Família. Recentemente, alguns dos beneficiários foram alertados sobre a necessidade do procedimento.
Saiba como atualizar o Bolsa Família e evitar a suspensão:
- Recentemente, o Governo Federal iniciou um processo de pente-fino nos cadastros do programa social;
- Dessa forma, os cidadãos que estão com dados incorretos ou desatualizados estão sendo convocados para realizar o procedimento;
- Para checar a necessidade, o Governo Lula tem feito um cruzamento de dados com outros órgãos federais;
- O objetivo é conferir se os cidadãos estão cumprindo as exigências para fazer parte do programa;
- Caso seja encontrada alguma irregularidade, o beneficiário será alertado da necessidade de comparecer até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS);
- O aviso está sendo enviado por meio do aplicativo Caixa Tem e do Bolsa Família;
- No CRAS, será preciso apresentar seus documentos pessoais e também dos outros membros da família;
- Serão solicitados os seguintes documentos: identidade, CPF e comprovante de residência atualizado;
- Em seguida, com o cadastro atualizado, o cidadão continuará recebendo os pagamentos mensais do Bolsa Família regularmente de acordo com o seu Número de Identificação Social (NIS).
Confira outras informações sobre os pagamentos do Bolsa Família neste link.