O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço aprovou uma medida que simplifica a obtenção de empréstimos do FGTS com desconto em folha para trabalhadores do setor privado. Agora, a modalidade de crédito pode ser solicitada através da carteira de trabalho digital, acessível pelo celular.
Essa nova modalidade facilita o acesso ao crédito para funcionários de empresas que não possuem convênios com bancos para o desconto automático das parcelas dos salários. O empréstimo do FGTS consignado é conhecido por suas taxas de juros mais baixas, sendo mais comum no setor público do que no privado.
Atualmente, trabalhadores do setor privado só podem contratar o consignado com bancos que possuem convênios com suas empresas. Com o novo sistema, essa limitação será eliminada, permitindo maior flexibilidade na escolha da instituição financeira para o empréstimo do FGTS.
O empréstimo do FGTS agora estará integrado ao e-Social, permitindo que todos os trabalhadores, incluindo os domésticos, contratem consignados diretamente pela plataforma. Esse processo dispensa a necessidade de um convênio entre a empresa e o banco.
Os empregadores poderão adicionar o valor das parcelas na guia de recolhimento do e-Social, descontando-o do contracheque dos funcionários. O sistema, então, irá transferir automaticamente os valores para os bancos credores, conforme explicado por um técnico envolvido nas discussões.
Continue acompanhando para saber mais sobre o funcionamento do novo empréstimo do FGTS para os trabalhadores. Já neste artigo, eu te apresento o último calendário de pagamentos do fundo de garantia, confira!
Como vai funcionar o novo empréstimo do FGTS?
Para solicitar o empréstimo do FGTS via carteira de trabalho digital, será usada a plataforma FGTS Digital. Isso eliminará a necessidade de convênios entre empregadores e bancos, ampliando o acesso ao crédito consignado para trabalhadores, especialmente os de pequenas e médias empresas.
Na carteira digital, os trabalhadores poderão simular e contratar o empréstimo, escolhendo o banco que oferecer as melhores condições. Cerca de 80 instituições financeiras, que já operam com consignado para aposentados e pensionistas do INSS, estarão habilitadas para essa modalidade.
O Ministério do Trabalho já havia anunciado a proposta, que entrará em vigor após a publicação da resolução do Conselho Curador no Diário Oficial da União. As operações de crédito entre bancos e empresas serão executadas através do e-Social, plataforma já usada pelos empregadores para o recolhimento de encargos trabalhistas.