O trabalhador que precisa de dinheiro de forma imediata, pode contar com uma das opções oferecidas pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O saque é liberado em até 1 dia útil após aprovação, e pode ser usado como o cidadão bem entender.
Os valores acima de R$ 6 mil podem ser solicitados por meio da antecipação do saque-aniversário do FGTS. Funciona como um tipo de crédito, em que o trabalhador recebe de uma única vez boa parte do que está guardado no seu fundo de garantia.
Como funciona a antecipação do saque-aniversário do FGTS?
A antecipação também é conhecida como empréstimo do saque-aniversário do FGTS. Por meio dele o trabalhador recebe de uma única vez a soma do que teria direito em anos de parcelas do fundo de garantia.
O banco em que o crédito é contratado simula quanto o trabalhador poderia receber dentro do período escolhido para antecipação, por exemplo, 5 anos. E a partir disso aplica as suas taxas de juros que vão diminuir a quantia original.
- O banco libera o valor da antecipação com redução de juros;
- O pagamento é feito com o bloqueio do saldo do fundo de garantia;
- Quando a parcela do saque-aniversário ficar disponível o banco recebe no lugar do trabalhador e abate no valor da dívida.
Como pedir o empréstimo o saque-aniversário do FGTS?
O primeiro passo é encontrar o banco que deseja pedir a antecipação do saque-aniversário do FGTS. Escolhido, o passo seguinte é autorizar que a instituição possa consultar seu saldo para simular o empréstimo.
Depois, o pedido do crédito é feito direto com o banco desejado. Por essas etapas:
- Acesse o App do FGTS e faça login;
- Clique em “Autorizar banco a consultar meu saldo”.
- Agora escolha “empréstimo do FGTS”;
- Digite o nome do banco que deseja autorizar e confirme;
- No App do banco ou direto com um atendente dê entrada no pedido de empréstimo pelo FGTS.