Criado para colocar fim a dívida de milhares de brasileiros, o Desenrola Brasil tinha data para terminar em maio. Devido ao sucesso do programa, no entanto, o governo federal anunciou um novo calendário para que mais pessoas consigam fazer o acordo pelo programa.
O Desenrola Brasil foi lançado na metade de 2023 e a princípio duraria até dezembro do ano passado. O governo resolveu prorrogar as negociações até março, depois até maio e agora lançou um novo período para que um grupo específico possa fazer os acordos.
Quem pode negociar as dívidas na nova fase do Desenrola Brasil?
Para esta nova prorrogação, o governo brasileiro limitou os consumidores inadimplentes que poderão fazer os acordos pelo Desenrola Brasil.
De acordo com as informações já divulgados no início da manhã de terça-feira (21), um dia depois do programa ter terminado, a prorrogação valerá para:
- Consumidores com dívidas de até R$ 20 mil;
- Quem tem renda mensal de no máximo dois salários mínimos por mês; ou
- Está inscrito no Cadastro Único;
- Válido para dívidas adquiridas entre 2019 e 2022.
Outra opção é fazer um acordo pela Serasa, eu explico as condições nesta matéria.
Até quando vão as negociações pelo Desenrola Brasil?
As negociações pelo Desenrola Brasil terminariam em 20 de maio, mas o governo prorrogou a medida provisória que criou o programa. Com isso, os inadimplentes terão:
- Mais 60 dias para negociar os débitos pelo Desenrola;
- Nova data: julho de 2024.
Para fazer o acordo é simples, o consumidor deve acessar o site do programa e escolher a forma de pagamento. Os descontos para pagamento à vista são de, em média, 80% e há opção de parcelamento em até 60 meses.
- Acesse o site do Desenrola Brasil;
- Clique em “Entrar com Gov.br” e fazer login;
- Selecione o débito que deseja negociar;
- Informe a forma de pagamento;
- O boleto ou chave PIX serão gerados.