Para consultar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pelo celular, basta utilizar o aplicativo específico e informar o número do CPF. Além do saldo, o aplicativo disponibiliza o extrato detalhado e outras opções relacionadas ao benefício.
O FGTS é um recurso trabalhista destinado a situações como demissão por justa causa, aquisição de imóvel ou aposentadoria, sendo que a empresa empregadora deve depositar mensalmente 8% do salário bruto nesse fundo.
O FGTS foi criado pela Lei nº 5.107 em 1967 para proteger e dar estabilidade financeira aos trabalhadores inscritos no regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Basicamente, trata-se de um fundo abastecido por trabalhadores para conceder indenização aos funcionários após a rescisão do contrato de trabalho.
É baseado no tempo de trabalho para o qual um funcionário é elegível após a rescisão. O pagamento de indenização no Brasil inclui dois pagamentos diferentes: o FGTS e a multa do FGTS.
O FGTS conta com mais de 10 modalidades de saque, que vão desde o resgate por rescisão, ao saque-aniversário, aposentadoria, calamidade, etc. No Brasil, os empregadores que dispensam o empregado sem justa causa ou deixam de renovar o contrato de trabalho em termos idênticos ao contrato de trabalho anterior têm direito a verbas rescisórias, que consistem no fundo denominado FGTS.
Além disso, os empregadores devem pagar uma multa, geralmente 40% do saldo do FGTS dos empregados como compensação. Confira o passo a passo da consulta a seguir! Neste link eu te apresento a lista completa de modalidades disponíveis para saque.
Modelos de consulta do FGTS
Consulta do extrato pelo CPF no aplicativo do FGTS
O app do FGTS também permite consultar o extrato detalhado dos pagamentos mensais:
-
Faça login com o CPF;
-
Toque na aba “Meu FGTS”;
-
Selecione “Ver extrato” sob o nome de uma empresa;
-
Veja o extrato detalhado e toque em “Gerar PDF” para baixar o documento.
Consulta do saldo pelo CPF no aplicativo do FGTS
Caso você não tenha um cadastro na plataforma da Caixa, veja as instruções a seguir. Se já possui uma senha digital, pode pular essa etapa:
-
Baixe o app FGTS (Android | iOS);
-
Pressione “Entrar no aplicativo;
-
Toque em “Cadastre-se”;
-
Insira CPF, nome completo e celular;
-
Preencha com informações de data de nascimento e endereço;
-
Defina uma senha numérica.
Com cadastro na plataforma da caixa, siga estes passos:
-
Insira o CPF;
-
Digite a senha numérica;
-
Acesse a interface do aplicativo;
-
Confira o saldo na tela principal;
-
Toque em “Saldo total” para ver a soma completa de todos os contratos.
Como receber SMS sobre o FGTS
O trabalhador tem a oportunidade de acompanhar o extrato do FGTS por meio de SMS enviado diretamente pela Caixa Econômica. O cadastro pode ser feito gratuitamente pelo aplicativo do benefício.
Desta forma, serão enviadas informações mensais a respeito dos depósitos efetuados pelo empregador e semestrais quando o saldo foi atualizado. O cidadão também será comunicado quando o saldo estiver disponível para saque. Para isso, ative a função no app:
-
Acesse a tela “Mais”;
-
Toque em “SMS”;
-
Confirme o número de celular e aceite o termo de adesão.
Consulta de extrato no aplicativo da Caixa
O Internet Banking da Caixa é outra opção para consultar o saldo e o extrato do FGTS:
-
Acesse o app da Caixa (Android | iOS);
-
Toque em “FGTS e INSS” na tela inicial;
-
Abra a opção “FGTS” e toque em “Extrato”;
-
Veja o saldo;
-
Para baixar o extrato, toque no ícone de compartilhamento.
Consulta por telefone
Você ainda pode ver o saldo atual com o atendimento por telefone da Caixa, com o número 0800 726 0207. É necessário informar a data de nascimento, número do CPF ou número do NIS. O benefício só pode ser sacado em algumas condições específicas: veja o que é necessário para receber o dinheiro do FGTS.
Quem pode consultar o saldo do FGTS?
Podem acessar o extrato do FGTS todos os trabalhadores com direito ao benefício, como os rurais, inclusive safreiros; contratados em regime temporário ou intermitente; avulso; diretor não empregado; empregado doméstico ou atleta profissional. Mas para isso, qualquer um deles deve se enquadrar nos seguintes requisitos:
-
Ser dispensado sem justa causa;
-
Dar entrada na residência própria;
-
Aposentadoria;
-
Doença grave.
Embora a demissão sem justa causa seja o modelo mais conhecido, existem alguns meios específicos de saque do FGTS sem que o trabalhador seja demitido. Ou seja, o benefício pode ser obtido enquanto exerce o cargo profissional.