Uma medida aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) deve alterar positivamente o valor das aposentadorias dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Conhecida como “Revisão da Vida Toda”, a medida redefiniu o modelo de avaliação das contribuições previdenciárias. Saiba mais.
Atualmente, a Revisão da Vida Toda é o modelo mais popular entre os segurados brasileiros. O objetivo é incluir no cálculo da aposentadoria todos os períodos de contribuições junto ao INSS. Com a aprovação da medida, as contribuições realizadas antes de julho de 1994, que antes não eram consideradas, agora podem ser incluídas no cálculo do benefício.
Segundo a especialista Laura Alvarenga, a mudança deve beneficiar principalmente os aposentados que tinham remunerações mais altas no início de suas carreiras, o que possibilita um aumento no valor do salário do INSS recebido mensalmente. Confira.
O que muda com a aprovação do Revisão da Vida Toda?
-
Antigamente, o cálculo das aposentadorias considerava apenas as contribuições após julho de 1994, por causa da implementação do Plano Real e a criação do sistema de Previdência Social;
-
Com a aprovação do STF, todas as contribuições realizadas durante o período de trabalho serão contabilizadas;
-
Isso deve possibilitar um reajuste nos benefícios para aqueles que contribuíram sobre valores maiores no passado.
Quem tem direito ao aumento da medida Revisão da Vida Toda?
Qualquer pessoa que receba os benefícios do INSS a partir de 1999. Confira:
-
Aposentadoria por tempo de contribuição;
-
Aposentadoria por idade;
-
Aposentadoria especial;
-
Aposentadoria por invalidez;
-
Auxílio-doença;
-
Pensão por morte.
Benefícios do Revisão da Vida Toda
A revisão da vida toda pode trazer vantagens a muitos idosos do INSS. Porém, antes de dar entrada com a revisão na Justiça Federal, é preciso:
-
Realizar o cálculo para ter certeza que a revisão é boa para você;
-
Encontrar um advogado de sua confiança para avaliar a viabilidade da revisão e ingressar com a ação;
-
Estar ciente que apesar de muitos julgamentos favoráveis a ação não está ganha.
Para solicitar o aumento, o beneficiário deve apresentar a documentação que comprove as contribuições previdenciárias ao longo da carreira.