Com o objetivo de auxiliar as famílias do Rio Grande do Sul que perderam as casas durante as enchentes que atingiram fortemente o estado, o Governo Lula anunciou recentemente uma importante medida que poderá facilitar o acesso desse grupo a novas moradias. A novidade permitirá que as famílias desabrigadas possam reconstruir suas vidas após a tragédia.
De acordo com o anúncio realizado nesta semana pelo Governo Federal, as famílias que perderam os imóveis deverão ganhar novas residências. As moradias serão compradas pelo Governo e distribuídas para as famílias afetadas.
Para garantir a preservação da rotina familiar, serão comprados imóveis que já estejam prontos e disponíveis para venda nas proximidades de onde os afetados moravam. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, serão disponibilizados cerca de 5 mil imóveis. Os imóveis que serão disponibilizados deverão seguir o padrão do programa Minha Casa Minha Vida e serão liberados para os cidadãos que estão desabrigados.
Por enquanto, ainda não há definição sobre os critérios para garantir o benefício. A medida, que deverá ser detalhada posteriormente, faz parte de uma série de auxílios e benefícios que estão sendo anunciados pelo Governo Federal para garantir a retomada da região.
Conheça a lista de benefícios disponíveis para as famílias do Rio Grande do Sul:
- Inclusão no Bolsa Família: O Governo Federal tem realizado uma força-tarefa para incluir famílias no programa. Por meio dele é possível receber um pagamento mensal de R$ 600;
- Suspensão da análise cadastral de programas sociais: Outra importante medida é a suspensão temporária de um pente fino que estava sendo realizado pelo Governo Federal nos integrantes do CadÚnico. Com a medida, nenhuma família correrá o risco de ser desligada dos programas do qual já faz parte;
- Vale Reconstrução: As famílias que perderam seus bens poderão garantir um pagamento de R$ 5.100. A estimativa é de que cerca de 235 mil famílias sejam atendidas;
- Saque do FGTS calamidade: No estado, os trabalhadores que possuem saldo no Fundo de Garantia poderão realizar a retirada de parte dos valores.
Confira como realizar o saque do FGTS liberado pelo Governo Federal neste link.