Com o intuito de auxiliar as famílias que estão sendo afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o Governo Federal liberou o pagamento de duas parcelas extras do seguro-desemprego para os trabalhadores que estão recebendo este benefício e moram no Rio Grande do Sul.
seguro-desemprego estão disponíveis. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Estima-se que 140 mil trabalhadores desempregados serão beneficiados com o pagamento das duas parcelas extras do seguro-desemprego. O benefício é pago em três a cinco parcelas, assim quem receberia três parcelas, receberá cinco.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre seguro-desemprego, confira.
Como solicitar as parcelas extras?
Para ter acesso às duas parcelas extras do seguro-desemprego, é necessário realizar a solicitação através do portal Gov.br, do aplicativo Carteira de Trabalho ou se dirigir a uma das unidades da Superintendência Regional do Trabalho.
Quem tem direito ao seguro-desemprego?
O seguro-desemprego pode ser solicitado pelos trabalhadores desempregados que se enquadrem nos seguintes critérios estabelecidos pelo Governo:
- Tenham sido dispensados sem justa causa;
- Estejam desempregados no momento da solicitação do benefício;
- Não possuam renda própria suficiente para sustentar a família;
- Não estejam recebendo outro benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.
Outros benefícios antecipados
Além dos valores extras do seguro-desemprego, o Governo Federal liberou o saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e a antecipação das parcelas do abono salarial do PIS/Pasep para os trabalhadores atingidos pelas fortes chuvas.
O saque calamidade do FGTS poderá ser de até R$ 6.220 e o abono terá uma média de R$ 1.705,23 por parcela.
Os beneficiários do Bolsa Família também receberão os valores referentes ao mês de maio antecipadamente, ou seja, no dia 17 de maio, independente do número final do NIS.