Todos os anos, o PIS/PASEP é liberado para os trabalhadores com carteira assinada. O calendário começa no meio do ano e finaliza no primeiro semestre do ano seguinte. Esse abono é liberado de acordo com o mês de nascimento do beneficiário, ou o número final do benefício, e tem sempre como data limite o dia 30 de junho do ano seguinte.
Neste ano, devido a pandemia do coronavírus, o Governo Federal resolveu adiantar essa data e estipulou o dia 29 de maio, sexta-feira, como prazo final para saque do valor de R$ 1.045 para aqueles que trabalharam em 2018 e têm direito ao benefício.
Veja abaixo, dicas de como utilizar esse dinheiro em meio à crise:
A maioria dos brasileiros pensa imediatamente em pagar contas e essa é uma ótima forma de utilizar o abono do PIS/PASEP.
Nesse momento, o país atravessa uma crise sem precedentes e por isso é importante que todo valor extra seja usado de maneira consciente.
Uma boa oportunidade é entrar em contato com empresas credoras e tentar uma renegociação. Afinal, por conta da situação atual, muitas estão facilitando o pagamento de dívidas e reduzindo juros.
Aqueles que não possuem dívidas podem pensar em duas soluções: criar uma reserva de emergência através de uma conta poupança ou investir o dinheiro.
A primeira ideia é interessante para os trabalhadores que têm uma situação um pouco mais complicada. Isso é importante, pois se acaso necessitar, haverá esse valor para ajudar em um momento de dificuldade.
O investimento deve ser feito por aqueles que têm um pouco mais de estabilidade, mas ainda assim é necessário procurar investimentos de baixo risco. O ideal é que se encontre um que seja de renda fixa.
Compras
Algumas pessoas têm a intenção de comprar algum item, seja algo necessário ou apenas uma compra supérflua. Essa opção é importante para quem já tem uma situação mais favorável e tenha algum dinheiro de reserva para uma emergência.
Se esse for o caso, é possível sim usar o dinheiro para uma compra à vista e quem sabe conseguir um bom desconto.