Veja como ter o novo RG Digital sem sair de casa

Carteira de Identidade Nacional tem versão impressa e digital com padrão único em todo o país. O novo RG Digital pode ser emitido de forma gratuita, seja para primeira ou segunda via. Veja agora como ter a versão digital do documento.

Veja como ter o novo RG Digital sem sair de casa (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Há alguns meses o país adotou a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que tem elementos de segurança, versão impressa a e digital. O novo RG vai substituir o documento antigo e deve, inclusive acabando com o número até usado pelos brasileiros.

Todos os cidadãos terão que fazer a troca do documento antigo pelo novo, o prazo final para isso é 2032, ou seja, ainda temos alguns anos para nos adaptarmos.

Como fazer a emissão da Nova Carteira de Identidade?

  • Geralmente a emissão é feita com agendamento do atendimento.
  • Para isso o cidadão precisa procurar informações junto ao órgão responsável pela identificação em cada estado.
  • Para a emissão é necessário apresentar o CPF e a certidão de nascimento ou casamento. Em alguns estados é solicitado que o cidadão também apresente uma foto 3×4 atual.
  • Além disso, caso queira, também é possível inserir o número de outros documentos na CIN, como o do título de eleitor.

Emissão do novo RG digital

  • Após a emissão do documento impresso todo cidadão terá direito a versão digital também.
  • Para acessar o documento baixe o aplicativo gov.br , disponível para Android e iOS, clicando na sessão “Meus Documentos” você terá acesso ao documento digital.
  • O documento pode ser usado como comprovante de identidade em situações como o Exame Nacional do Ensino Médio, desde que apresentado no aplicativo oficial. O aplicativo também possibilita o acesso a outros documentos, como a Carteira de HabilitaçãoCNH Digital

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, apresenta os elementos de segurança do novo documento, confira.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.