O procedimento de prova de vida do INSS mudou e tem preocupado os brasileiros sobre um possível corte na aposentadoria. Comunicado do Instituto traz um pouco de tranquilidade para quem recebe benefícios. Veja o que mudou.
A Prova de vida do INSS é o procedimento que garante a continuidade da aposentadoria, O conceito é simples, a comprovação de que o segurado ainda está vivo e, portanto, precisa receber o pagamento mensal. O que tem preocupado muitos brasileiros são as mudanças adotadas pelo Instituto recentemente.
Essa preocupação é resultado de um histórico de cortes de aposentadoria, como resultado da não comprovação de vida dos segurados. Mas, isso mudou e o INSS tenta tranquilizar seus segurados.
Como é a prova de vida do INSS?
- Até 2022 a prova de vida era feita pelo próprio segurado, que deveria comparecer na agência bancária ou da Previdência Social.
- Mas, em 2023 isso mudou e agora o INSS é o responsável por fazer a comprovação de vida.
- Isso acontece através do cruzamento de bancos de dados do próprio governo.
- É como se o governo procurasse as movimentações feitas pelo segurado. Por exemplo, se ele pegou um empréstimo é sinal de que está vivo, se fez o reconhecimento fácil em algum sistema, também é um sinal.
- Com isso o segurado não precisa mais fazer a prova.
Bloqueio de benefícios do INSS
- Outra informação que pode tranquilizar os brasileiros é que o INSS não vai bloquear os benefícios até dezembro desse ano.
- Essa ação atinge até mesmo aqueles cidadãos que ainda não tiveram a comprovação de vida feita pelo INSS.
- Além disso, o prazo para a realização da prova de vida mudou, agora serão contados 10 meses a partir da última prova de vida ou da última atualização.
- Até então o prazo era contato a partir do mês de aniversário do aposentado.
A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica como se aposentar com 55 anos, confira.