Brasileiros de diversas cidades podem solicitar o saque calamidade e receber até R$ 6,2 mil. Valor é disponibilizado direto na conta do cidadão após a aprovação da solicitação. Para pedir é necessário morar em um dos municípios aprovados. Veja as últimas cidades aprovadas e como pedir.
A Caixa Econômica está liberando mais uma rodada de pagamentos do saque calamidade em valores até R$ 6,2 mil. O dinheiro é liberado apenas para os moradores das cidades listadas pelo banco e após a solicitação do cidadão. A análise pode levar até 10 dias úteis.
O saque calamidade é uma das formas que o governo federal tem de ajudar as famílias que moram em cidades afetadas por desastres naturais, como enchentes e secas. Para ter acesso ao recurso é necessário ter saldo em conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Apenas os cidadãos que não utilizaram esse tipo de saque do FGTS nos últimos 12 meses poderão fazer a solicitação.
Saque calamidade
- No dia 9 de abril o governo liberou o saque calamidade para os moradores de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Para eles a solicitação poderá ser feita até 21 de junho desse ano.
- Agora, na última quinta-feira, 02, foi liberado o saque para residentes em Alegre, no Espírito Santo, que poderão solicitar o saque até 22 de junho.
- Segundo informações da Caixa, a liberação dos recursos será feita apenas para os moradores de áreas afetadas, conforme identificação da Defesa Civil.
Como pedir o saque calamidade do FGTS?
- Baixe o aplicativo do FGTS (disponível para Android ou iOS)
- Clique em “Meus Saques” e selecione a opção “Outras Situações de Saques”;
- Após isso, selecione o Saque “Calamidade Pública”;
- Informe o município de sua residência;
- Escolha como vai receber o valor;
- Faça o envio dos documentos solicitados, agora é só aguardar a análise do pedido.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, outra modalidade de saque do FGTS poderá ser extinta em breve, veja as consequências.