O calendário de pagamentos do Bolsa Família de maio já está definido pelo Governo Federal. Para este mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) estabeleceu que os beneficiários receberão entre os dias 17 e 31.
Essa programação é essencial para que as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família de maio possam se planejar e saber quando receberão os valores do programa. O pagamento é escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), garantindo uma distribuição organizada dos recursos.
Beneficiários com NIS terminando em 1 recebem primeiro, seguidos pelos demais em ordem crescente. Os pagamentos ocorrem nos últimos dez dias úteis do mês, com exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado para antes do Natal. Dessa forma, as famílias podem planejar melhor o uso do benefício.
O Bolsa Família de maio paga uma parcela mínima de R$ 600. Entretanto, existem outras oportunidades de elevar o valor final da mensalidade. A ampliação dependerá do cumprimento de cada família às regras estabelecidas através dos benefícios complementares do programa. Os bônus são direcionados a crianças, adolescentes, gestantes e lactantes.
O Bolsa Família de maio será liberado diretamente na conta poupança social digital, gerenciada pelo aplicativo Caixa Tem. No entanto, os valores também podem ser resgatados em especial nos terminais eletrônicos, atendimento interno da Caixa Econômica Federal (CEF), casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Abaixo você tem a chance de conhecer, na íntegra, as regras de elegibilidade do Bolsa Família, bem como o calendário de pagamentos do mês de maio. Ao clicar neste link, eu te ensino o passo a passo da inscrição neste famoso programa social do Governo Federal. Acompanhe!
Regras do Bolsa Família de maio
As famílias devem cumprir compromissos nas áreas de saúde e de educação. São elas:
-
Realização do acompanhamento pré-natal;
-
Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
-
Realização do acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;
-
Frequência escolar mínima de 60% para as crianças de 4 a 5 anos, e de 75% para os beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica;
-
A família deve sempre manter atualizado o Cadastro Único (pelos menos, a cada 24 meses).
Calendário do Bolsa Família de maio
Veja abaixo as datas de recebimento de acordo com o NIS:
-
NIS final 1: 17 de maio;
-
NIS final 2: 20 de maio;
-
NIS final 3: 21 de maio;
-
NIS final 4: 22 de maio;
-
NIS final 5: 23 de maio;
-
NIS final 6: 24 de maio;
-
NIS final 7: 27 de maio;
-
NIS final 8: 28 de maio;
-
NIS final 9: 29 de maio;
-
NIS final 0: 31 de maio.