Alteração nas datas de recebimento do FGTS surpreendem os trabalhadores

Os trabalhadores que estão acostumados a acompanhar os depósitos que são feitos na sua conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foram surpreendidos. É que a partir de abril de 2024 os empregadores podem transferir a quantia para conta em uma data diferente da habitual.

fgts
Alteração nas datas de recebimento do FGTS surpreendem os trabalhadores (Foto: FDR)

 

A mudança na data de pagamento do FGTS foi estabelecida pela Lei 14.438, publicada em 24 de agosto de 2022. Mas, só começou a valer a partir dos depósitos feitos aos funcionários em abril de 2024. Os empregadores tiveram um tempo para conseguir adaptar as suas finanças. 

Mudanças na data de pagamento do FGTS

O empregador é responsável por depositar 8% do valor de salário do trabalhador na conta do FGTS. Não há qualquer desconto no salário do funcionário, o dinheiro deve vir do orçamento da própria empresa. 

Todo colaborador contratado com carteira assinada, inclusive Jovem Aprendiz, tem uma conta no fundo de garantia aberta em seu nome. O dinheiro vai sendo acumulado mensalmente até que possa ser sacado em situações específicas. 

A partir desse mês a mudança é de:

  • Vencimento das guias de pagamento passam a ser dia 20 de cada mês;
  • Antes, o vencimento era dia 7 de cada mês. 

A mudança foi adotada pelo uso do FGTS Digital. 

Como acompanhar os depósitos feitos na conta do FGTS?

Os trabalhadores que quiserem acompanhar se os depósitos estão sendo feitos corretamente em sua conta do FGTS, a verificação fica disponível online. Vale dizer que quando o dia 20 caí em final de semana ou feriado, o empregador deve antecipar o depósito para o dia útil anterior. 

Verifique quanto tem na conta, e quais os últimos depósitos da seguinte forma:

  • Acesse o App do FGTS e faça login;
  • Agora, procure por “Meu FGTS”;
  • Haverá o contrato de trabalho mais recente;
  • Clique em “Ver extrato”;
  • Verifique quando aconteceu o último depósito e o valor. 

O FGTS digital trouxe outras mudanças, eu listei quais foram elas nesta matéria

 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com