Na última quarta-feira (24), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma nova redução para o teto de juros do empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Desde o início de 2023 já foram sete quedas consecutivas da cobrança máxima.
Com o novo corte do teto de juros para consignado do INSS, os aposentados e pensionistas poderão contratar um empréstimo com cobrança menor. Além do empréstimo, o cartão de crédito em que a fatura é consignada também recebeu corte nas taxas de juros.
Nova taxa de juros do consignado do INSS
As taxas de juros do consignado do INSS vão depender dos bancos. O que o Conselho Nacional da Previdência Social fez foi cortar o teto desta cobrança, quer dizer, o máximo que pode ser cobrado por instituição financeira.
Nesta modalidade a parcela do crédito é descontada do valor de salário do aposentado ou pensionista. Hoje, até 45% do benefício do cidadão pode ser comprometido com consignado, sendo 35% com empréstimo e no máximo 5% com cartão de crédito.
- Teto de juros do empréstimo: caiu de 1,72% para 1,68% ao mês;
- Teto de juros do cartão de crédito: caiu de 2,55% para 2,49% ao mês.
Para a representante dos aposentados, Tônia Galleti, “a redução das taxas é medida fundamental para manter o nível de endividamento dos aposentados e pensionistas num patamar saudável”.
Quando a nova taxa de juros começa a valer?
Os aposentados e pensionistas podem consultar quais as taxas de juros aplicadas em cada banco usando o Meu INSS. Eu ensino como fazer nesta matéria.
O novo corte vale para os aposentados do INSS que fizerem a contratação de crédito a partir de:
- Cinco dias úteis após a aprovação do CNPS, que ocorreu em 24 de abril;
- Ou seja, as novas taxas passam a valer em 02 de maio de 2024.