O novo RG, pautado desde 2022 e introduzido neste ano de 2024, adota tecnologia blockchain para proteger os dados pessoais dos cidadãos. O Cadastro Compartilhado da Receita Federal (b-Cadastros) é atualizado para incluir o processo de CIN, permitindo o compartilhamento seguro de informações com os Órgãos de Identificação Civil (OICs).
Essa medida visa garantir maior segurança e integridade nos documentos de identificação. O novo RG, um projeto do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), envolve todos os Órgãos de Identificação Civil (OICs). Ele oferece uma solução abrangente para consultas, inscrições e alterações de CPFs e CINs.
Essa iniciativa visa agilizar e simplificar o processo de emissão de novos documentos de identificação, tornando-o mais eficiente para os cidadãos. O presidente do Serpro, Alexandre Amorim, ressaltou a importância da tecnologia blockchain na proteção de dados pessoais e na prevenção de fraudes.
Ele destacou o papel crucial da plataforma b-Cadastros nesse contexto. A iniciativa visa garantir uma experiência digital mais segura para os cidadãos brasileiros. Essa abordagem promove a segurança e a confiabilidade do projeto da Carteira de Identidade Nacional.
Amorim ressalta que as aplicações do blockchain oferecem vantagens significativas, como a imutabilidade dos dados. Ele destaca a dificuldade prática de alterar ou falsificar informações registradas nessa tecnologia. Essa característica reforça a segurança e a confiabilidade das informações armazenadas. O novo RG se beneficiará desses atributos, proporcionando maior proteção aos dados pessoais dos cidadãos.
O novo RG incorpora benefícios do blockchain, incluindo descentralização e maior segurança contra ataques cibernéticos. Essa tecnologia distribuída em várias máquinas reduz a vulnerabilidade do sistema. Ela também aumenta a transparência ao permitir o rastreamento de todas as atividades realizadas. Essas características tornam o documento mais confiável e seguro para os cidadãos.
O novo RG introduziu medidas avançadas de segurança, como QR Code e zona de leitura automatizada. Esses recursos permitem verificação pela polícia e em diversos locais públicos e privados. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) oferece mais segurança e praticidade no processo de identificação dos cidadãos.
Abaixo você aprende o passo a passo da emissão do novo RG, além de entender tudo sobre o funcionamento do atual e principal documento brasileiro. Neste link, eu te falo mais sobre as mudanças em outra importante documentação, confira!
Como emitir o novo RG?
Para solicitar o novo RG, basta ir ao órgão emissor da sua cidade e apresentar a certidão de nascimento ou casamento. As secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e de cada estado serão as responsáveis por disponibilizar o documento.
Não é possível tirar o novo RG pelo celular. Porém, após a emissão presencial do documento, é disponibilizada uma versão digital. Ela pode ser acessada pelo aplicativo RG Digital do estado em que você emitiu o documento, a partir da leitura do QR Code no verso da versão física.
Para baixar o novo RG pelo celular, basta seguir este passo a passo:
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Acesse a loja de aplicativos do seu celular;
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busque pelo app RG Digital do estado em que você emitiu o documento;
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com o app instalado, clique na opção “Adicionar RG”;
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escaneie o QR Code no verso de seu documento físico;
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faça o reconhecimento facial;
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crie uma senha de acesso para poder visualizar o documento;
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concluído, agora você tem acesso ao seu RG Digital diretamente de seu celular.
O novo RG só pode ser “baixado” de maneira digital após a emissão do novo documento físico com QR Code no verso. Com o documento físico já emitido, você deve solicitar a versão digital diretamente no app do Gov.br.
Quais estados já emitem o novo RG?
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Acre;
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Alagoas;
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Goiás;
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Mato Grosso;
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Minas Gerais;
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Pernambuco;
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Piauí;
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Paraná;
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Rio de Janeiro;
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Rio Grande do Sul;
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Santa Catarina.
Quais informações compõem o novo RG?
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Nome da pessoa e nome social (quando houver);
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CPF;
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Sexo;
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Data de nascimento;
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Nacionalidade ou naturalidade;
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Assinatura do titular (opcional em casos de analfabetismo, deficiência ou perda de função momentânea);
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Nomes da mãe e do pai (quando houver);
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Órgão expedidor, local e emissão;
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QR Code para validação eletrônica;
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Informações sobre tipo sanguíneo;
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Informações sobre doação de órgãos.
Qual é o prazo de validade do novo RG?
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Entre 0 e 12 anos: validade de 5 anos;
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Entre 12 e 60 anos: validade de 10 anos;
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A partir de 60 anos: validade indeterminada.