Diante da circulação de notícias falsas que induzem o leitor a clicar em um link malicioso, a Caixa Econômica se pronunciou. De acordo com o banco, não há projeto para liberação total do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). As informações estão sendo distorcidas, e iludindo os trabalhadores.
Uma página de notícia que traz como título “REVIRAVOLTA no FGTS 2024: Lula autorizou SAQUE TOTAL do FGTS? Saiba agora“, inseriu um link falso no corpo do texto. Com isso, ao clicar na opção que diz “Verifique se possui valores“, o leitor é direcionado a um site que imita a página do governo.
Ao entrar nesta nova página e inserir seus dados pessoais, o trabalhador recebe a informação de que o saque total somente ficará disponível se ele pagar uma taxa. Ou seja, se trata de um golpe contra os cidadãos.
O governo vai liberar o saque total do FGTS?
Não exatamente. O saque total do FGTS fica autorizado em situações específicas, são pelo menos 14 modalidades de retirada do fundo, e alguma delas permitem que o trabalhador resgate tudo o que foi depositado.
Eu listei todas as opções de saque autorizadas pela Caixa conforme o art. 20 da Lei n° 8.036/90, nesta matéria. Mas, não existe uma modalidade que foi criada de forma inédita para que os trabalhadores consigam fazer o saque total de sua conta.
Como não cair em golpes sobre o FGTS?
Para não cair em golpes, esteja atento as seguintes informações sobre o seu FGTS:
- O trabalhador nunca precisará pagar nenhuma taxa para receber benefícios do governo;
- Nunca clique em links que estão anexados em páginas que não possuem ligação direta com o governo;
- O acesso ao FGTS deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo, ou nos canais da Caixa Econômica;
- Procure informações apenas em fontes confiáveis, como o FDR, e não caia em títulos maliciosos.