INSS anuncia MUDANÇAS que afetam aposentados e pensionistas; confira

Mudança implementada pelo INSS nesta semana deve deixar a vida dos segurados mais fácil. Pedidos continuam sendo feitos virtualmente ou através da Central de Atendimento. Mas, agora o sistema vai disponibilizar outras formas de atendimento. Entenda o que muda.

INSS anuncia MUDANÇAS que afetam aposentados e pensionistas; confira (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O INSS tem feito algumas mudanças em seus sistemas e procedimentos para tornar a vida dos segurados mais fácil. A mais recente tem o objetivo de acelerar o atendimento telefônico. A ferramenta já está disponível em período de teste para os segurados do INSS.

Outra mudança recente foi a implementação do Atestmed; nossa especialista Laura Alvarenga te explica sobre esse sistema, confira.

Mudança na Central 135 do INSS

  • A central de atendimento do INSS tem a função de ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Instituto.
  • Até então ao ligar o cidadão era atendimento apenas pelos atendentes, agora ele poderá escolher entre o atendimento comum ou o autoatendimento.
  • No caso do autoatendimento ele acontece através de um menu virtual onde ele terá diversas opções.
  • O menu, segundo o INSS, foi pensado a partir dos assuntos mais buscados pelos usuários.
  • O autoatendimento é opcional, e o usuário poderá a qualquer momento retornar para a ligação e ser atendimento por um dos funcionários do INSS.

Pré-requerimento na Central 135

  • Recentemente o INSS lançou a opção de pré-requerimento do Benefício por Incapacidade Temporária através da Central 135 ou nas Agências dos Correios.
  • Pelo telefone o segurado deve escolher a opção “Auxílio por incapacidade temporária – análise documental”.
  • Depois de fazer esse pré-requerimento o segurado terá até 5 dias para fazer o envio da documentação necessário.
  • Esse envio é feito virtualmente, não sendo necessário que o segurado vá até uma agência da Previdência Social.

Nessa matéria eu te explico melhor sobre essa espécie de “pré-pedido” no INSS, confira.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.