Desde o início deste ano todos os estados foram obrigados a oferecer o novo RG para os cidadãos. Embora ainda não seja obrigatória, a CNI (Carteira Nacional de Identificação) é mais completa e segura e por isso tem sido altamente recomendada. Idosos com mais de 60 anos ainda têm uma vantagem neste documento.
A troca da versão atual pelo novo RG é totalmente gratuita. Todos os cidadãos, independente da idade, têm direito de emitir a CNI pela primeira vez sem pagar nenhum custo. O órgão emissor pode cobrar apenas a taxa de envio do documento impresso pelos Correios.
Prazo de validade do novo RG para idosos
Um dos pontos positivos do novo RG emitido pelos idosos é que ele se torna vitalício. Isso é, quem solicita a primeira via da CNI e tem mais de 60 anos não precisa mais renovar o seu documento, ele pode ser usado até o fim da vida.
O governo entende que a partir desta idade dificilmente os traços físicos do cidadão vai mudar, difente de quando ele é criança, por exemplo. Ou seja, com a mesma foto será possível reconhecer aquele indíviduo, e a sua digital ficará registrada dentro das bases.
Os prazos de validade do novo RG são:
- 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos;
- 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
- Acima de 60 anos: validade indeterminada.
Por que emitir o novo RG?
A carteira de identidade normal ainda pode ser usada. Os cidadãos têm até 2032 para permanecer usando o documento atual, diante disso os governos estaduais recomendam que não haja pressa. Quem optar pela emissão do novo RG, porém, vai ter acesso a um documento mais seguro.
Para descobrir onde emitir o documento e baixar sua versão online, leia esta matéria escrita por mim. As novidades que tornam essa versão mais vantajosa incluem:
- Um único documento de identificação, agora apenas o CPF que é válido em todos os estados;
- Versão física (impressa) e digital (disponível no App);
- O cidadão também pode optar por incluir no mesmo documento:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Número de Identificação Social (NIS);
- Cartão Nacional de Saúde;
- Título Militar e Carteira de Trabalho;
- Carteira de vacinação;
- Título de eleitor.