Os interessados em conseguir diminuir em até 99% o valor das suas dívidas precisam estar atento ao prazo de funcionamento do Desenrola Brasil. O programa que começou na metade do ano passado foi prorrogado até março deste ano, mas está com os dias contados para acabar.
O Desenrola Brasil é uma iniciativa do Ministério da Fazenda. O objetivo do poder público era de atingir 70 milhões de pessoas que constavam como inadimplentes. Através desse programa elas recebem a chance de diminuir a cobrança de juros e multas, e ainda parcelar o valor da sua dívida original.
Quais dívidas podem ser negociadas pelo Desenrola Brasil?
Ao longo do funcionamento do programa, o governo foi ampliando a lista de empresas que oferecem acordo pelo Desenrola Brasil. O acordo é feito pelo site do Desenrola, com login no Gov.br. Ao acessar o site todas as propostas de acordo são listadas.
O tutorial completo ensinando a negociar a dívida online, ou presencialmente, pode ser acessado nesta matéria escrita por mim. Os inadimplentes poderão consultar e fazer acordo pelos débitos com:
- Companhia de água;
-
Companhia de luz;
-
Operadora de telefone;
-
Operadora de internet;
-
Supermercado;
-
Loja varejista;
-
Operadora de cartão de crédito;
-
Banco;
-
Cooperativa de crédito;
-
Universidade;
-
Comércio de um modo geral.
Formas de pagamento da dívida pelo Desenrola Brasil
Atualmente, podem negociar a dívida pelo Desenrola Brasil os brasileiros inscritos no Cadastro Único ou com renda de até dois salários mínimos. Os descontos vão até 31 de março, ou seja, até o próximo domingo.
As condições de pagamento do débito oferecidas ao cidadão incluem:
- Desconto de até 99% no valor original da dívida para pagamento à vista;
- Parcelamento em até 60 meses do valor original da dívida, com taxa de juros de até 1,99% ao mês.