Trabalhadores ganham NOVA forma de acesso ao FGTS facilitando suas vidas

Uma parceria entre o Correios e a Caixa Econômica Federal deve facilitar a forma como os trabalhadores recebem o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A ideia é desafogar o atendimento nas duas estatais, para isso elas passarão a oferecer serviços semelhantes, ampliando o acesso dos cidadãos. 

fgts
Trabalhadores ganham NOVA forma de acesso ao FGTS facilitando suas vidas (Imagem: FDR)

Quando são contratados por carteira assinada, os trabalhadores têm uma conta do FGTS aberta em seu nome na Caixa Econômica. Nas situações em que se dá o direito de receber o Fundo de Garantia o trabalhador vai precisar pedir que o banco libere a parcela. A ideia é que esse pedido também possa acontecer no Correios. 

Saque do FGTS nas agências dos Correios 

A integração entre a Caixa e os Correios estava implementada em fase de teste desde 12 de março numa agência postal no município de Peixe-Boi (PA). O objetivo do presidente do banco, Carlos Vieira, é de que até o fim desse ano todas as agências dos Correios ofereçam serviços vinculados a Caixa. 

Além do FGTS, também será possível sacar o seguro-desemprego e o abono salarial do PIS. Em contra partida, as casas lotéricas que são agentes autorizados da Caixa, serão ponto de coleta para envio e recebimento das correspondências via Correios. 

O saque do Fundo de Garantia acontecerá no Correios da mesma forma que no banco:

  • Leve um documento com foto;
  • Solicite a liberação da parcela dentro da modalidade desejada;
  • Informe uma conta para recebimento, ou faça o saque com dinheiro em mãos. 

Saque do FGTS sem sair de casa

Uma outra opção dada aos trabalhadores é de fazer o saque do FGTS sem sair de casa. O Fundo de Garantia tem sido cada vez mais movimentado, hoje é possível inclusive fazer empréstimo usando esse valor como pagamento. Eu explico melhor sobre isso nesta matéria.

Para facilitar o acesso a parcela que tem direito, basta:

  • Acessar o App do FGTS e fazer login;
  • No menu procure por “Saque digital”;
  • Escolha a modalidade de saque desejada, ou clique em “Outras opções” para procurar a modalidade desejada;
  • Confira se tem direito ao pagamento;
  • Anexe os documentos necessários;
  • Cadastre a conta para receber. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com