Cancelar Saque-aniversário: Passo a passo para voltar a receber o saque-rescisão do FGTS

Como voltar a receber o saque-rescisão e cancelar o saque-aniversário do FGTS? Muitos trabalhadores têm dúvidas sobre seus direitos. Para ajudá-lo a compreender as regras do Fundo de Garantia, nossa equipe detalhou os principais pontos para você. Confira abaixo.

Uma das principais vantagens do saque-aniversário é a retirada anual de parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço do trabalhador. Apesar do adiantamento do dinheiro, essa opção pode não ser tão vantajosa para muitos cidadãos.

De modo geral, ao optar por sacar parte do FGTS no mês do aniversário, o trabalhador abre mão de receber o saldo total ao ser demitido. Portanto, ao perder o emprego, o cidadão fica sem acesso ao suporte financeiro para enfrentar o momento de escassez.

Passo a passo para cancelar o saque-aniversário FGTS

Optar por cancelar o saque-aniversário é uma possibilidade, porém o retorno ao saque-rescisão não é imediato. O procedimento demanda paciência, pois só se concretiza após 25 meses da solicitação. Para efetuar essa mudança, o trabalhador pode seguir estas etapas:

  1. Acessar o aplicativo FGTS;
  2. Selecionar a opção “Saque-aniversário do FGTS”;
  3. Escolher “Modalidade saque-rescisão” em “Escolher sistemática de saque”;
  4. Ler o aviso na tela seguinte e confirmar a alteração clicando em “Sim”.

Regras para voltar a receber o saque-rescisão

Quanto ao período para retornar ao saque-rescisão, a transição só acontece a partir do primeiro dia do 25º mês após o pedido. Por exemplo, um trabalhador que solicita o cancelamento do saque-aniversário em 05/05/2024 só verá a mudança efetivada a partir de 1º de junho de 2026 (1º dia útil do 25º mês após a solicitação).

Vale destacar que, durante esse período de transição, o trabalhador continuará recebendo os valores do saque-aniversário até que o saque-rescisão seja restabelecido.

O saque-rescisão é um direito dos trabalhadores durante o processo de demissão sem justa causa. Esse benefício permite o saque do saldo total da conta do FGTS, incluindo os valores depositados pelo empregador e os rendimentos acumulados durante o período de trabalho.

Esse procedimento pode ser realizado em agências da Caixa Econômica Federal, correspondentes Caixa Aqui, lotéricas ou por meio do aplicativo FGTS, garantindo ao trabalhador uma reserva financeira relevante para transições no mercado de trabalho.

A especialista Lila Cunha mostrou todas as regras do saque total do FGTS. Para ler, clique aqui.

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.