Parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal a distribuição gratuita de absorvente é uma realidade no país. O objetivo é que as famílias em situação de pobreza, ou extrema pobreza, possam receber o item de higiene pessoal e fiquem isentas desse gasto dentro do seu orçamento.
Desde janeiro o governo federal já tem colocado em prática o acesso ao absorvente de graça. As mulheres que têm ciclo menstrual podem receber o item de higiene em farmácias credenciadas. A iniciativa visa combater os casos de constrangimento que muitas meninas e mulheres sofrem ao não possuírem renda suficiente para adquirir um pacote de absorventes.
Quem tem direito de receber absorvente de graça?
Segundo o governo federal, não ter acesso ao absorvente influencia diretamente na evasão escolar. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que no Brasil, uma a cada quatro meninas faltam à escola durante o período menstrual e cerca de 4 milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar (acesso a absorventes, banheiros e sabonetes).
Diante disso, o programa do governo coloca o item a disposição das mulheres que:
- Têm idade entre 10 e 49 anos de idade (considerada como idade fértil);
- Estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal;
- Estão em uma das seguintes situações:
- vulnerabilidade social extrema (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa);
- estudante da rede pública de ensino e de baixa renda (meio salário mínimo);
- está em situação de rua.
Onde solicitar o absorvente de graça?
Para retirar o seu pacote de absorvente gratuitamente, a mulher precisa comparecer até uma farmácia credenciada no programa Farmácia Popular. Nesta matéria eu explico todos os medicamentos que podem ser retirados gratuitamente nas unidades credenciadas.
- Compareça até a unidade credenciada;
- Apresente a autorização que deve ser emitida no App Meu SUS digital;
- Leve um documento com foto e CPF.