Responsável pelo pagamento de pensões e aposentadorias em todo o país, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realiza anualmente a liberação do 13º salário. O benefício é pago como uma parcela extra e é direito de todos os segurados pelo INSS.
Em 2024, mais de 32 milhões de pessoas estão aptas a receber esse pagamento pelo INSS. No entanto, elas deverão aguardar um tempo maior do que o de costume por esse pagamento.
No último ano o INSS realizou o pagamento do 13º salário de forma adiantada. Assim, o benefício foi liberado nas contas bancárias ainda durante os meses de maio e junho.
Porém, em 2024 não há previsão de que a liberação dos recursos seja adiantada. Assim, os aposentados e pensionistas deverão aguardar até os meses de agosto e novembro para que o dinheiro seja liberado.
Esses são os meses que constam no calendário do INSS para a liberação do pagamento. Os recursos costumam ser divididos em duas parcelas iguais, por isso o pagamento acontece em dois meses diferentes.
O dinheiro é depositado em conjunto com o benefício do mês em questão, garantindo assim uma renda extra para os aposentados e pensionistas. O valor varia de acordo com o tempo que o segurado recebeu pagamentos do INSS durante o ano.
Saiba como calcular o valor do 13º salário do INSS:
- Para quem recebeu pagamentos do INSS durante todo o ano, o valor representará uma parcela extra;
- Atualmente, a maior parte dos segurados recebem um salário mínimo como benefício;
- Assim, essse deverá ser o valor de pagamento da maior parte dos beneficiados;
- Já para quem recebeu pagamentos por menos de um ano, o valor muda;
- Nesse caso o segurado deve dividir o valor do seu benefício mensal por 12;
- Em seguida é preciso multiplicar o resultado pelo número de meses em que ele recebeu o pagamento do INSS;
- O total obtido será o valor do 13º salário em 2024.
Confira outros detalhes sobre os pagamentos realizados pelo INSS neste link.