- Existem três situações que exigem a atualização do Cadastro Único;
- É interessante saber o que de fato o governo precisa entender sobre sua família;
- Alguns documentos são obrigatórios na atualização.
Muitas pessoas estão sendo convocadas a atualizar no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais) as informações sobre a sua família. Mas, o que de fato o governo quer saber sobre vocês?. É muito importante estar atento a esse ponto para não ter falhas, e ainda por cima conseguir mais benefícios sociais.
Faz parte do processo de revisão e averiguação cadastral, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, convocar famílias para atualizar no CadÚnico os seus dados pessoais. O procedimento tem acontecido desde o último ano, com objetivo de fiscaliza as informações da plataforma.
Hoje, o Cadastro Único é usado como referência para aprovação de novos beneficiados em pelo menos 30 programas diferentes, todos de nível nacional. Mas ainda há seleções que acontecem em nível municipal e estadual, e que também utilizam esses dados.
Isso porque, ao se inscrever ou se atualizar no CadÚnico o representante da família compartilha todas as questões sobre a forma como vivem. Qual a renda que têm por mês, de onde vem essa renda, quais são os seus gastos. Ainda informam onde moram, a estrutura da casa, do bairro e etc.
É a partir disso que o governo consegue selecionar os vulneráveis para que recebam ajuda pública. Mas também é por meio desses dados que muitos são pegos mentindo, e fraudando informações para receber benefícios. Caso sejam encontrados erros, o representante da família deve se justificar ou será excluído.
Quando é preciso atualizar no CadÚnico?
Existem três situações que exigem o comparecimento do representante da família até o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). Neste momento, ele vai atualizar no CadÚnico todas as informações que deixaram de ser repassadas e que possam estar causando problemas na sua inscrição.
- Ao completar dois anos sem atualizar: de forma bianual (dois anos) os dados devem ser atualizados ou confirmados. Mesmo que nada tenha mudado, é preciso ir no CRAS para fazer o procedimento de confirmação;
- Por convocação: neste caso, o titular dos benefícios é chamado a comparecer até o CRAS dentro do prazo de 30 dias para que faça a atualização dos dados ou justifique alguma informação;
- De forma voluntária: o próprio titular, sem convocação, pode pedir para atualizar no CadÚnico informações como:
- mudança de endereço;
- mudança de escola das crianças e jovens;
- aumento ou diminuição de renda;
- entrada ou saída de um novo membro da família;
- nascimento ou morte de um novo membro da família.
Para quem for convocado a fazer a atualização, o governo vai entrar em contato via: App Meu CadÚnico, App Caixa Tem, SMS ou extrato bancário.
O que é necessário atualizar no CadÚnico?
Quando for convocado, o cidadão precisa saber o que ele vai atualizar no CadÚnico. Pode ser que a própria mensagem enviada pelo governo solicitando a presença no CRAS já informe do que se trata. Por exemplo, aumento da renda ou falta das crianças na escola.
O governo vai querer saber do representante da família, pessoa a qual recebe os benefícios sociais em seu nome, informações como:
- Quem está fazendo parte da família (mãe? pai? padrasto ou madrasta? tem filhos? quais as idades?);
- Onde estão morando;
- Qual a renda da família;
- Os gastos mensais que possuem;
- De onde está vindo a renda;
- Se as crianças e jovens estão frequentando a escola;
- Se as gestantes estão fazendo o pré-natal;
- Se a pessoa com deficiência recebedora do BPC (Benefício de Prestação Continuada) passou pela perícia médica recentemente.
Documentos necessários para atualização do CadÚnico
É importante estar munidos dos documentos para atualizar no CadÚnico todas as informações desejadas pelo poder público. Essa atualização acontece em uma unidade do CRAS, preferencialmente onde foi feita a primeira inscrição, mas não é uma regra caso tenha mudado de endereço.
Para tornar o seu cadastro mais completo leve:
- Documento com foto do titular e de todos os membros;
- Comprovante de endereço;
- Carteira de Trabalho;
- Informe de rendimentos se houver (ex.: holerite, recibo, termo de pensão, extrato bancário);
- Comprovante de frequência escolar emitido na própria escola;
- Carteirinha de vacinação das crianças;
- Carteirinha de pré-natal.