Relançado pelo Governo Federal no ano passado, o programa do Bolsa Família é responsável por atender mensalmente mais de 21 milhões de famílias em todo o país. Por meio da iniciativa eles podem receber um pagamento mínimo mensal de R$ 600.
O programa está disponível para famílias que cumprem requisitos específicos estabelecidos pelo Governo Federal. Atualmente, o principal deles diz respeito à renda familiar, que não deve ultrapassar o limite máximo de ¼ do salário mínimo.
Em 2024 esse valor representa o montante de R$ 353 por pessoa. Além disso, as famílias também precisam estar inscritas no CadÚnico. É por meio desse cadastro que o Governo Federal identifica e seleciona quais famílias serão atendidas pelo programa.
O processo de inscrição deve ser realizado de forma presencial em uma unidade do CRAS. No local, o cidadão deverá apresentar os documentos de identificação de toda a família. Lá, ele será orientado por uma assistente social sobre o processo de inclusão.
Atualmente, não há prazo para que o pedido seja analisado. Por isso, é comum que muitas famílias tenham dúvidas se foram ou não incluídas no programa e se receberão os pagamentos mensais. Por isso, existem algumas formas de realizar a consulta na inclusão ou não no benefício.
Vale lembrar que, caso seja contemplada, a família poderá garantir valores maiores do que o do benefício principal. Isso porque o programa também realiza a liberação de pagamentos extras para alguns dos seus beneficiários.
Confira as principais formas de consultar a liberação do benefício do Bolsa Família:
- Aplicativo do Bolsa Família;
- Aplicativo e site do Cadúnico, disponível no site https://cadunico.dataprev.gov.br/;
- Portal Cidadão da Caixa, disponível no site https://cidadao.caixa.gov.br/;
- Aplicativo Caixa Tem, disponível no link;
- Telefone 121 do MDS;
- Central da Caixa no número 111.
Consulte outras informações sobre o pagamento do Bolsa Família neste link.