Como fica o atendimento do INSS no carnaval? Previdência divulga escala

Os trabalhadores ou aposentados que necessitam de atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisam estar atentos. É que durante os dias de Carnaval o funcionamento das agências será diferenciado. Embora não se trate de um feriado nacional, a alteração foi confirmada.

Como fica o atendimento do INSS no carnaval? Previdência divulga escala
Como fica o atendimento do INSS no carnaval? Previdência divulga escala (Imagem: FDR)

Depois que foi criado o aplicativo e site, o atendimento do INSS de forma presencial tem ficado como segunda opção. Quem pode acaba contando com a tecnologia. Há, porém, algumas situações em que a presença física é obrigatória e os interessados precisam estar na agência para determinados serviços.

Atendimento do INSS durante o Carnaval

Quem necessita de atendimento do INSS precisa fazer um novo planejamento. Isso porque, as agências vão aderir ao ponto facultativo conforme orientação do governo federal. Com isso, o funcionamento fica:

  • 10 e 11 de fevereiro (sábado e domingo): fechado como de costume;
  • 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira): fechado devido ao Carnaval;
  • 14 de fevereiro (quarta-feira): volta do atendimento a partir das 14h00.

Além do atendimento que é feito nas agências, quem precisa contar com a Central de Atendimento Eletrônica, número 135, deve estar atento. Tudo porque, os atendimento humano nestas datas será modificado:

  • De sábado (10) até terça-feira (13): atendimento humano das 17h às 18h, após esse horário atendimento por robô;
  • Quarta-feira (14): atendimento humano normal, das 08h às 22h.

Serviços de atendimento do INSS disponíveis

Embora o atendimento do INSS presencial e por telefone fiquem suspensos, os serviços online serão mantidos. São mais de 100 serviços liberados pelo Meu INSS, no site ou aplicativo, e alguns não dependem de login.

O acesso é totalmente gratuito, e quem quiser poderá usar os serviços qualquer lugar. É possível:

  • Pedir um novo benefício;
  • Acompanhar o pedido já feito;
  • Incluir documentos que faltam no seu pedido;
  • Bloquear ou desbloquear empréstimo consignado;
  • Emitir extrato de pagamento;
  • Consultar valores a serem pagos.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com