Como fica o atendimento do INSS no carnaval? Previdência divulga escala

Os trabalhadores ou aposentados que necessitam de atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisam estar atentos. É que durante os dias de Carnaval o funcionamento das agências será diferenciado. Embora não se trate de um feriado nacional, a alteração foi confirmada.

Como fica o atendimento do INSS no carnaval? Previdência divulga escala
Como fica o atendimento do INSS no carnaval? Previdência divulga escala (Imagem: FDR)

Depois que foi criado o aplicativo e site, o atendimento do INSS de forma presencial tem ficado como segunda opção. Quem pode acaba contando com a tecnologia. Há, porém, algumas situações em que a presença física é obrigatória e os interessados precisam estar na agência para determinados serviços.

Atendimento do INSS durante o Carnaval

Quem necessita de atendimento do INSS precisa fazer um novo planejamento. Isso porque, as agências vão aderir ao ponto facultativo conforme orientação do governo federal. Com isso, o funcionamento fica:

  • 10 e 11 de fevereiro (sábado e domingo): fechado como de costume;
  • 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira): fechado devido ao Carnaval;
  • 14 de fevereiro (quarta-feira): volta do atendimento a partir das 14h00.

Além do atendimento que é feito nas agências, quem precisa contar com a Central de Atendimento Eletrônica, número 135, deve estar atento. Tudo porque, os atendimento humano nestas datas será modificado:

  • De sábado (10) até terça-feira (13): atendimento humano das 17h às 18h, após esse horário atendimento por robô;
  • Quarta-feira (14): atendimento humano normal, das 08h às 22h.

Serviços de atendimento do INSS disponíveis

Embora o atendimento do INSS presencial e por telefone fiquem suspensos, os serviços online serão mantidos. São mais de 100 serviços liberados pelo Meu INSS, no site ou aplicativo, e alguns não dependem de login.

O acesso é totalmente gratuito, e quem quiser poderá usar os serviços qualquer lugar. É possível:

  • Pedir um novo benefício;
  • Acompanhar o pedido já feito;
  • Incluir documentos que faltam no seu pedido;
  • Bloquear ou desbloquear empréstimo consignado;
  • Emitir extrato de pagamento;
  • Consultar valores a serem pagos.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]