Amapá anuncia lockdown total sendo o primeiro estado a decretar esta regra no país

A partir desta terça-feira (19), os moradores do Amapá só poderão sair de casa para a realização de serviços essenciais, sendo eles: mercados, farmácias e unidades de saúde. A determinação acontece devido ao decreto estadual que coloca a região em lockdown, como forma de tentar conter o número de infectados pelo novo coronavírus.  

Amapá anuncia lockdown total sendo o primeiro estado a decretar esta regra no país (Imagem: Reprodução - Google)
Amapá anuncia lockdown total sendo o primeiro estado a decretar esta regra no país (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, em todo o estado já foram registrados mais de 4 mil infectados, sendo 100 vítimas fatais. 

O comunicado de isolamento total foi anunciado pelo governador Waldez Góes, na última sexta-feira (15) e deverá se manter até o próximo dia 29. Amapá é o primeiro estado a decretar lockdown em todos os municípios.

“Mesmo com os esforços de todos nós, em especial da população que atende a recomendação de ficar em casa, o crescimento acelerado de casos da covid-19 nos obriga a adotar medidas mais rígidas de isolamento social”, afirmou o governador. 

O processo de fiscalização acontecerá por meio da instauração de barreiras sanitárias em vários pontos da capital. Os bairros com o maior número de casos contarão com reforço para que a população permaneça em casa.

Nesses locais, haverá agentes de segurança que estarão conferindo se aqueles que estão na rua vão realizar alguma atividade essencial.  

Além disso, a ação contará também com a distribuição de máscaras, álcool em gel e desinfectação de ruas, feiras e unidades de saúde.

Por fim, no que diz respeito a circulação de automóveis, haverá um rodízio determinado pela numeração das placas dos veículos. Quem acabar com o digito par, poderá transitar nos dias pares e quem for ímpar nos dias ímpares.  

Quanto aos estabelecimentos, as cidades do Amapá só poderão ter farmácias, supermercados e demais distribuidoras de alimentos abertos, além das unidades de saúde.  

O Amapá não foi a única região a aderir ao lockdownNa última semana, seis cidades do estado do Pará entraram para as regras do isolamento total. Ao todo, são mais de 10 municípios em regime especial na região norte.  

Em Pernambuco, foram 5 cidades: Recife, Olinda, Camaragibe, Jaboatão e Paulista. As regras são similares, como o rodízio de carros, abertura de estabelecimentos considerados essenciais e fiscalização nas ruas. 
 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.