Voa Brasil tem data para começar e anima aposentados e estudantes

O governo federal cravou a data de início do programa Voa Brasil. Este é o primeiro projeto do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visando baratear as passagens aéreas no país. Por meio dele, aposentados e estudantes de baixa renda serão beneficiados com voos nacionais por R$ 200.

Voa Brasil tem data para começar e anima aposentados e estudantes
Voa Brasil tem data para começar e anima aposentados e estudantes (Imagem: FDR)

O Voa Brasil é um programa administrado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos. Desde o ano passado a Pasta já havia anunciado a possibilidade de criação de um projeto como esse. A ideia é permitir que o público que nunca viajou de avião, ou viajou poucas vezes, possa usar esse meio de transporte.

Quando começa o programa Voa Brasil?

Segundo o ministro Silvio Costa Filho, titular do Ministério de Portos e Aeroportos, o governo já tem a data de lançamento do Voa Brasil. Há poucas semanas atrás Silvio concedeu uma entrevista falando sobre o projeto, mas informou que todos os detalhes serão dados pelo presidente Lula. 

Mais uma vez o ministro respeitou essa hierarquia. E, ainda que tenha anunciado a data de início oficial do programa, também falou que a apresentação será feita pelo presidente da República.

  • Início do Voa Brasil: 5 de fevereiro de 2024;
  • Cerimônia de lançamento marcada para acontecer no Palácio do Planalto.

Como vai funcionar o Voa Brasil?

De acordo com as informações que já foram divulgadas, o Voa Brasil funcionará como um método de baratear as passagens aéreas em trechos nacionais. Para isso, o governo vai contar com a parceira de companhias que atuam no país, como a Gol, Latam e Azul. 

Os principais pontos já apresentados mostram que:

  • Aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e estudantes do ProUni (Programa Universidade para Todos) serão os primeiros beneficiados;
  • Cada um dos beneficiados poderá comprar por ano até duas passagens aéreas por R$ 200;
  • Os valores poderão ser parcelados em até 12x na Caixa ou Banco do Brasil;
  • As passagens deverão ser adquiridas em um portal específico, o aplicativo ainda será lançado.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com