O governo federal esclareceu, por meio de um comunicado oficial, que inscritos no Bolsa Família podem receber funcionários da assistência social em sua casa. Na realidade, a mensagem veio para desmentir uma notícia que informava aos titulares que era proibido receber esses agentes em seu endereço.
Por meio da busca ativa, funcionários do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) vão até a casa dos inscritos do Bolsa Família para acompanhar o grupo. Essa é uma prática comum que permite atualizar os dados do Cadastro Único, e adicionar ou excluir informações à ficha cadastral.
Por que agentes do CRAS estão indo até as famílias?
Esse processo em que o CRAS vai até o endereço das famílias é chamado de Busca Ativa. Os funcionários credenciados pela assistência social vão até os bairros mais afastados do município com o objetivo de:
- Incluir no Cadastro Único os grupos que ainda não estão cadastrados;
- Atualizar as informações do Cadastro Único de quem não realizou esse processo;
- Averiguar as condições de moradia dos inscritos no Bolsa Família;
- Prestar ajuda as famílias mais vulneráveis.
Pelas normas do Cadastro Único, cada município deve realizar ao menos 20% de seus cadastros nos domicílios das famílias.
Titular do Bolsa Família pode recusar receber o funcionário do CRAS?
Na verdade, sim. O titular do Bolsa Família que não quiser pode impedir que o funcionário do CRAS seja recebido na sua casa. Mas é importante entender que o assistente social não está ali para julgar o lugar que você mora, avaliar os pertences e os bens que possuí.
A função deste agente é ajudar na regularização das informações do Cadastro Único, evitando que aquele grupo seja bloqueado dos programas. Por isso, o governo federal alerta:
- Quem recusar receber o funcionário na sua casa precisa comparecer até o CRAS para realizar o serviço que seria feito no seu domicílio;
- Aqueles que não forem até o CRAS e perderem a atualização, serão bloqueados do Bolsa Família.