Titular do Bolsa Família receberá agentes do governo em suas casas; entenda

O governo federal esclareceu, por meio de um comunicado oficial, que inscritos no Bolsa Família podem receber funcionários da assistência social em sua casa. Na realidade, a mensagem veio para desmentir uma notícia que informava aos titulares que era proibido receber esses agentes em seu endereço.

Titular do Bolsa Família receberá agentes do governo em suas casas; entenda
Titular do Bolsa Família receberá agentes do governo em suas casas; entenda (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Por meio da busca ativa, funcionários do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) vão até a casa dos inscritos do Bolsa Família para acompanhar o grupo. Essa é uma prática comum que permite atualizar os dados do Cadastro Único, e adicionar ou excluir informações à ficha cadastral.

Por que agentes do CRAS estão indo até as famílias?

Esse processo em que o CRAS vai até o endereço das famílias é chamado de Busca Ativa. Os funcionários credenciados pela assistência social vão até os bairros mais afastados do município com o objetivo de:

  • Incluir no Cadastro Único os grupos que ainda não estão cadastrados;
  • Atualizar as informações do Cadastro Único de quem não realizou esse processo;
  • Averiguar as condições de moradia dos inscritos no Bolsa Família;
  • Prestar ajuda as famílias mais vulneráveis.

Pelas normas do Cadastro Único, cada município deve realizar ao menos 20% de seus cadastros nos domicílios das famílias.

Titular do Bolsa Família pode recusar receber o funcionário do CRAS?

Na verdade, sim. O titular do Bolsa Família que não quiser pode impedir que o funcionário do CRAS seja recebido na sua casa. Mas é importante entender que o assistente social não está ali para julgar o lugar que você mora, avaliar os pertences e os bens que possuí.

A função deste agente é ajudar na regularização das informações do Cadastro Único, evitando que aquele grupo seja bloqueado dos programas. Por isso, o governo federal alerta:

  • Quem recusar receber o funcionário na sua casa precisa comparecer até o CRAS para realizar o serviço que seria feito no seu domicílio;
  • Aqueles que não forem até o CRAS e perderem a atualização, serão bloqueados do Bolsa Família.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com