INSS libera consulta ao extrato de pagamentos de janeiro; veja quanto vai receber

Desde a última terça-feira (23) é possível que aposentados e pensionistas consultem o extrato de pagamentos de janeiro. Mensalmente o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) libera aos segurados o comprovante de pagamento, onde há informações sobre o salário e os descontos programados.

INSS libera consulta ao extrato de pagamentos de janeiro; veja quanto vai receber
INSS libera consulta ao extrato de pagamentos de janeiro; veja quanto vai receber (Imagem/Montagem: FDR)

A grande ansiedade dos beneficiados do INSS na consulta do extrato desse mês é conferir o valor que será repassado. Isso porque, todos terão reajuste de salário, com exceção daqueles que começaram a receber o benefício em dezembro passado. A partir de amanhã (25) têm início os pagamentos. 

Como consultar o extrato de pagamentos do INSS?

Os aposentados, pensionistas e segurados em geral podem consultar o extrato de pagamentos do INSS de forma online. Também é possível gerar o documento na versão PDF para guardar ou imprimir. Ele funciona como um comprovante do salário recebido e pode ser apresentado pelo cidadão.

Além do valor, o extrato também indica quando o benefício será transferido para conta do aposentado. Em janeiro os pagamentos começam no dia 25, quinta-feira, e terminam apenas em 7 de fevereiro. Para consulta online basta:

  • Acesse o App Meu INSS e faça login;
  • No menu escolha “Extratos”, e selecione “Extrato de pagamentos”;
  • Agora escolha o mês de “Janeiro/2024”;
  • O documento será gerado e pode ser baixado em PDF.

Também é possível consultar na Central de Atendimento, número 135.

Reajuste no salário do INSS em janeiro

O grande destaque deste mês é o reajuste no salário do INSS para janeiro. Pela lei todos os pagamentos feitos pelo governo federal precisam receber acréscimo, a fim de que os segurados consigam acompanhar a evolução de preço dos produtos e serviços,

O reajuste vai depender do salário recebido no último ano, da seguinte forma:

  • Piso: aumento de R$ 92, passando para R$ 1.412;
  • Salários acima do piso: reajuste de 3,71% comparado ao ano anterior.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com