Extrato INSS para IRPF: aprenda a fazer emissão

Um novo ano está chegando e com ele novas prestações de conta no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Além das despesas geradas ao longo dos últimos 12 meses e da renda contabilizada pelo contribuinte, é necessário também informar os recebimentos de auxílios e pensões no extrato INSS para IRPF.

Extrato INSS para IRPF: aprenda a fazer emissão
Extrato INSS para IRPF: aprenda a fazer emissão

A ação é feita por meio da solicitação do extrato do instituto e pode ser realizada tanto presencialmente quanto online. Para poder puxar o histórico de benefícios, basta acessar o portal do Meu INSS e efetuar um cadastro.

Leia também: “Revisão da vida toda”: entenda novo cálculo do INSS

O procedimento digital é simples, confira:

Acesse o Portal do Meu INSS

  • Selecione a opção “Entrar” no canto superior direito da tela;
  • Caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro;
  • Para isso clique no botão “Login”;
  • Em seguida selecione a opção “Cadastre-se”;
  • Crie sua senha com, no mínimo, 9 caracteres , pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número;
  • Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Extrato para Imposto de Renda (IR)”, do lado esquerdo da página;
  • Emita o documento.

Agendamento na unidade do INSS

Aqueles que desejarem solicitar o serviço presencialmente devem ir até uma unidade do INSS. Entretanto, é preciso que seja realizado um agendamento online também no portal. Para isso, o procedimento solicita que:

  • Acesse o Portal do Meu INSS;
  • Informe seus dados;
  • Clique em “não sou um robô”;
  • Depois em “continuar sem login”;
  • Clique em “Novo requerimento”;
  • Digite no campo “pesquisar” a palavra “extrato”;
  • Selecione o serviço desejado.

É preciso comparecer à unidade no dia e hora marcados, com até 15 minutos de antecedência e levar a documentação necessária, sendo estes: procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, e documentos pessoais do interessado com foto.

Quem pode utilizar o serviço de extrato do INSS para IRPF?

O extrato pode ser solicitado por qualquer cidadão que tenha recebido os benefícios do INSS ao longo do ano.

Sobre o meu INSS:

No portal, além do extrato, é possível também realizar os seguintes serviços:

  • Extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);
  • Extrato de pagamento de benefícios;
  • Extrato de empréstimo consignado;
  • Extrato para imposto de renda;
  • Carta de concessão;
  • Consulta declaração de benefício.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Extrato INSS para IRPF: aprenda a fazer emissão

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA