Aguardado por concurseiros de todo o país, o concurso público unificado entrará em uma nova etapa nesta sexta-feira (19). Disponibilizando mais de seis mil vagas no serviço público, o Enem dos Concursos abre as inscrições nesta sexta.
O novo formato de seleção permitirá que o candidato possa concorrer a mais de uma vaga. Para tal, ele deverá selecionar as opções que deseja no momento da inscrição.
De acordo com o Governo Federal, o processo deverá ser realizado por meio da plataforma Gov.BR, que está disponível neste link. Para facilitar o procedimento de inscrição, ele poderá ser realizado por cidadãos com todos os níveis de conta, incluindo o ouro, prata e bronze.
Caso deseje concorrer as vagas de nível médio, o cidadão deverá pagar uma taxa de R$ 60. Já para as vagas de nível superior o custo será de R$ 90. No entanto, estarão isentos do pagamentos os candidatos que fazem parte do CadÚnico.
Além disso, também têm direito a isenção os candidatos que cursam ou já cursaram o ensino superior por meio do FIES ou do Prouni. A isenção também será válida para doadores de medula óssea.
As oportunidades para o serviço público foram divididas em oito blocos pelo Governo Federal. Dessa forma, o candidato deverá escolher as opções que deseja dentro do mesmo conjunto de vagas.
Veja a divisão de blocos do Enem dos Concursos:
- Bloco temático 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias;
- Bloco temático 2 – Tecnologia, Dados e Informação;
- Bloco temático 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas;
- Bloco temático 4 – Trabalho e Saúde do Servidor;
- Bloco temático 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos;
- Bloco temático 6 – Setores Econômicos e Regulação;
- Bloco temático 7 – Gestão Governamental e Administração Pública;
- Bloco temático 8 – Nível Intermediário.
Confira outras informações sobre a seleção unificada para vagas no serviço federal neste link.