Responsável por atender mais de 21 milhões de famílias em todo o país, o programa do Bolsa Família é iniciará o pagamento de janeiro nesta semana. No país, um grupo específico terá a liberação de recursos antecipada.
A antecipação faz parte de uma medida de auxílio emergencial voltada para os moradores do Rio de Janeiro. Nos últimos dias, o estado sofreu com a queda de fortes chuvas que impactaram severamente a rotina da população.
Por isso, o Ministério do Desenvolvimento Social, órgão responsável pelo pagamento do Bolsa Família, anunciou a possibilidade de antecipação. A medida beneficiará os moradores de cidades onde o estado de emergência ou calamidade pública seja decretado.
Com a antecipação, todos os beneficiários dos municípios receberão o pagamento em um mesmo dia, 18 de janeiro. Já para as demais localidades, o calendário seguirá a ordem convencional adotada pela Caixa Econômica Federal.
Dessa foram, os depósitos serão realizados de acordo com a ordem do Número de Identificação Social (NIS). O dinheiro será creditado nas contas da poupança social do Caixa Tem.
Por meio dela, é possível realizar a movimentação financeira do benefício social. Neste ano, o programa mantém o valor mínimo de R$ 600.
Confira o calendário regular de pagamentos do Bolsa Família em janeiro de 2024:
- NIS encerrado em 1: pagamento em 18 de janeiro;
- NIS encerrado em 2: pagamento em 19 de janeiro;
- NIS encerrado em 3: pagamento em 22 de janeiro;
- NIS encerrado em 4: pagamento em 23 de janeiro;
- NIS encerrado em 5: pagamento em 24 de janeiro;
- NIS encerrado em 6: pagamento em 25 de janeiro;
- NIS encerrado em 7: pagamento em 26 de janeiro;
- NIS encerrado em 8: pagamento em 29 de janeiro;
- NIS encerrado em 9: pagamento em 30 de janeiro;
- NIS encerrado em 0: pagamento em 31 de janeiro.
Confira outras informações sobre o pagamento de janeiro do Bolsa Família neste link.