Busca ativa do Bolsa Família foi iniciada e cidadãos devem ficar atentos

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias, o processo de busca ativa do Bolsa Família que começou no ano passado já foi retomado em 2024. Por esse procedimento o governo federal pretende atingir as pessoas cumprem com os critérios, mas não recebem o benefício.

Busca ativa do Bolsa Família foi iniciada e cidadãos devem ficar atentos
Busca ativa do Bolsa Família foi iniciada e cidadãos devem ficar atentos (Imagem: FDR)

Wellington Dias também informou que neste ano a busca ativa do Bolsa Família deve chegar ao fim. Isso significa que os funcionários da assistência social ligados ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) não devem mais procurar por possíveis beneficiários em áreas isoladas.

Como funciona a busca ativa do Bolsa Família?

Por meio da busca ativa do Bolsa Família as famílias que atendem aos critérios de renda podem ser atendidas pelo programa. A ideia é alcançar pessoas que vivem em regiões isoladas, ou estão em situação de desinformação, e por isso não sabem sequer como funciona a entrada no programa.

Como o próprio nome já diz, a ideia é buscar esse grupo para que recebam um direito que lhes é garantido. Para isso, o governo deve:

  • Encaminhar um funcionário da assistência social do município para que se direcione até as áreas mais isoladas, por exemplo, zonas rurais, marginalizadas, comunidades e/ou favelas;
  • Ao acessar esses locais o funcionário conversa com os moradores para saber se já estão no Cadastro Único;
  • Quem não estiver passa a entrar no Cadastro com a inscrição feita ali mesmo, sem necessidade de ir ao CRAS;
  • Fazendo parte do banco de dados essas pessoas ficam disponíveis para seleção em programas sociais, como o Bolsa Família.

Busca ativa do Bolsa Família vai até 2024

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, a busca ativa do Bolsa Família foi responsável por dar mais segurança aos dados do Cadastro Único. Porém, o procedimento está chegando ao fim, por isso em breve os agentes do CRAS devem deixar de comparecer as regiões afastadas.

“Em 2024, nós vamos completar a busca ativa. Falta muito pouco e temos um cadastro já bastante atualizado. A casa está arrumada. Agora temos o cadastro, que é a referência para trabalhar as políticas sociais e fazê-las chegar de forma correta. Não é só o Bolsa Família, são 36 programas”, afirmou Dias ao jornal O Estado de São Paulo.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com