Quem pretende fazer sua inscrição no Cadastro Único nos próximos dias deve estar munido da documentação obrigatória. Isso porque, caso fique faltando algum documento o seu cadastro não estará completo, prejudicando o acesso aos benefícios sociais. O governo federal tem uma lista de exigências.
A inscrição no Cadastro Único acontece de forma presencial, em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Será por meio da documentação apresentada e das informações concedidas que o sistema vai selecionar aquele grupo familiar em benefícios sociais e de transferência de renda.
Quais documentos necessários para inscrição no Cadastro Único?
Existem dois tipos de documentos obrigatórios na inscrição no Cadastro Único. O primeiro e mais importante é sobre o representante da família, uma pessoa que deve ter mais de 16 anos e ser de preferência uma mulher. Qualquer benefício aprovado a partir da inscrição virá em nome desta pessoa.
Documentos representante familiar
- Documento com foto, ex.: RG, CNH, carteira de trabalho;
- CPF – em situação regular, sem qualquer tipo de alteração na Receita Federal;
- Comprovante de residência em seu nome, ou declaração de moradia.
Documentos dos dependentes
- Certidão de nascimento; ou
- RG; ou
- CPF.
Qualquer informação que ficar “pendente” no cadastro pode atrapalhar a aprovação em programas sociais.
Como fazer a inscrição no Cadastro Único?
Reunindo todos os documentos necessários, o próximo passo a fazer a inscrição no Cadastro Único que ocorre exclusivamente de forma presencial. Para isso é preciso:
- Comparecer até uma unidade o CRAS (verificar necessidade de agendamento);
- Solicitar a inscrição no CadÚnico;
- Apresentar os documentos mencionados;
- Responder a um questionário socioeconômico: nome completo, endereço, documento, quem vive na mesma casa, qual a renda mensal, de onde vem a renda, como é a casa, qual a escolaridade do grupo familiar, e outros;
- Aguardar a aprovação em benefícios sociais, dependendo do perfil da família.