Os clientes que estavam esperando contar com o funcionamento dos bancos na semana que antecede o Ano Novo devem estar preparado para mudanças. Isso porque, enquanto no Natal as agências fecharam apenas no dia 25 (segunda-feira), dessa vez não haver funcionamento desde sexta-feira (29).
Os bancos seguem uma ordem nacional, vinda da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e que indica como deve ser o funcionamento das agências em feriados. Embora sexta-feira, 29 de dezembro, não seja feriado nacional, foi decidido que também não vai haver expediente bancário.
Funcionamento dos bancos na semana do Ano Novo
Embora a facilidade do aplicativo do seu banco, e do internet banking estejam cada vez mais em destaque, há algumas situações que são resolvidas apenas de maneira presencial. Pensando nisso, vale muito a pena entender qual o funcionamento dos bancos na semana de Ano Novo.
Todas as instituições bancárias seguem a mesma resolução publicação pela Febraban. Isso significa que aqueles que têm contas em bancos diferentes não conseguirão o atendimento em nenhuma delas quando houver o fechamento das agências.
- De 26 a 28 de dezembro (terça a quinta-feira): agências bancárias funcionam normalmente;
- 29 de dezembro (sexta-feira): não haverá expediente nas agências bancárias;
- 31 de dezembro (domingo): como de costume, as agências não abrem aos finais de semana;
- 1 de janeiro (segunda-feira): como de costume, as agências não abrem em feriado nacional;
- 2 de janeiro (terça-feira): volta o expediente bancário normalmente.
Como fica o vencimento de boletos?
Para quem boletos com vencimento marcado entre os dias 29 de dezembro e 1 de janeiro é preciso estar atento as regras. A Febraban indica que:
- Qualquer boleto com vencimento em 29, 30 e 31 de dezembro, ou 1 de janeiro poderão ser pagos sem juros ou multas em 2 de janeiro.
No entanto, mesmo sem funcionamento das agências continuam disponíveis a qualquer nos feriados e finais de semana os seguintes serviços:
- PIX;
- Caixas eletrônicos;
- Cartão em função débito ou crédito.