Quando o patrão vai liberar salário mínimo com valor reajustado? Descubra aqui!

A partir de janeiro de 2024 será reajustado o valor do salário mínimo no país. Como de costume, a cada começo de ano é feita a mudança para os trabalhadores com carteira assinada e que trabalham 8 horas por dia. Dependendo do cargo o mínimo é maior que o nacional, mas também há reajuste.

Quando o patrão vai liberar salário mínimo com valor reajustado? Descubra aqui!
Quando o patrão vai liberar salário mínimo com valor reajustado? Descubra aqui! (Imagem: FDR)

O salário mínimo de 2024 deve alcançar R$ 1.421, conforme está previsto para votação no Orçamento do próximo ano. A quantia já passa a considerar a nova política de valorização adotada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, somando a inflação com o PIB (Produto Interno Bruto).

Quando o novo salário mínimo começa a ser pago?

Assim que o governo federal publicar um decreto estabelecendo o novo salário mínimo de 2024, o que deve acontecer até janeiro, os empregadores precisam reajustar os dados dos seus funcionários. Para isso precisarão acessar o eSocial para atualizar a folha de pagamento de todos que recebem o mínimo.

A atualização deve acontecer em janeiro, por isso:

  • Pagamento com novo valor: no quinto dia útil de fevereiro de 2024.

Funciona assim, o funcionário recebe o salário pelos 30 dias trabalhados anteriores ao pagamento. A atualização deve acontecer no eSocial e na carteira de trabalho do cidadão.

Reajuste salarial de quem ganha acima do salário mínimo

Para quem ganha acima do salário mínimo, seja por conta da profissão que exerce, o cargo ou as atividades que realiza, o reajuste salarial funciona de outra maneira. 

  • Reajuste acontecerá conforme está previsto no contrato de trabalho, podendo acontecer com a entrada de um novo ano, ou quando o funcionário completar mais um ano trabalhado naquela empresa;
  • O reajuste pode não usar o mesmo cálculo do salário mínimo, mas apenas a inflação do ano anterior como referência.

Todas essas informações devem ser esclarecidas com a equipe de RH (Recursos Humanos) da empresa, e conferidas no contrato de admissão.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com