Pagamento da segunda parcela do 13º salário deve movimentar o comércio antes do Natal. O pagamento total do décimo tem o acréscimo de horas extras, adicional noturno e comissões. Mas, o valor do segundo pagamento pode surpreender os trabalhadores.
Os trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos receberão a segunda parcela do 13º salário nesse mês de dezembro. Pagamento deve contribuir para uma ceia de Natal mais recheada na mesa dos brasileiros.
Segunda parcela do 13º salário
- Os empregadores devem acrescentar os valores de horas extras, adicional noturno ou comissões ao longo do ano no valor total do décimo.
- A segunda parcela da gratificação natalina, como também é chamado, já foi paga aos servidores federais no último dia 1º de dezembro.
- Além deles, os aposentados e pensionistas também não recebem o 13º salário agora, porque o INSS antecipou o pagamento. No entanto, algumas pessoas poderão sacar em dezembro, entenda a situação.
- Para os demais servidores públicos e trabalhadores CLT o pagamento deve ser feito até o dia 20 de dezembro.
- Valor deve ser diferente da primeira por causa de alguns descontos que serão aplicados a ele.
- Nessa segunda parcela são descontados o Imposto de Renda e a Contribuição ao INSS.
- Além disso, o desconto da pensão alimentícia é feito sempre nela, quando for necessário.
Parcela única
- Os empregadores ainda podem decidir pelo pagamento de parcela única, saiba mais.
- Nesse caso, o depósito já deve ter sido feito até o dia 30 de novembro, data limite para o pagamento da primeira parcela.
- O pagamento também será integral quando o trabalhador estiver recebendo licença maternidade ou estiver afastado por licença médica.
Por outro lado, quando o trabalhador é demitido por justa causa ele perde o direito ao saque do décimo, seja em duas parcelas ou em parcela única.