O aumento no valor do salário mínimo de 2024 ainda não está confirmado. Com isto, grande parte da população está insegura sobre o reajuste. Desta forma, é fundamental entender o que será necessário para que o aumento de fato ocorra. Entenda o que precisa ser feito para o reajuste ocorrer.
Neste ano, o salário mínimo foi reajustado em duas oportunidades. A mais recente foi em 1º de maio, quando o piso foi alterado para R$ 1.320. Porém, uma das promessas do presidente Lula (PT) foi de aplicar um reajuste anual no piso salarial do país. Todavia, esta promessa aparenta estar em risco para 2024.
Para que o aumento seja realizado, é fundamental que a Lei Orçamentária Anual seja aprovada no Congresso Nacional. Com isto, o novo valor, decidido em R$ 1.421, poderá ser pago aos brasileiros. Portanto, veja abaixo o que deve mudar com um possível aumento no valor do salário mínimo em 2024.
O que muda com o reajuste no salário mínimo?
Caso o piso seja reajustado, diversos programas federais também sofrerão reajustes. Isto porque muitos projetos utilizam o piso salarial vigente para definir o seu pagamento. Portanto, é provável que até mesmo os cidadãos que não exercem a sua profissão formalmente sejam beneficiados com a mudança.
Ou seja, é importante acompanhar quais serão as decisões tomadas pelo âmbito político e descobrir se o valor será aplicado na prática aos cidadãos brasileiros. Confira abaixo alguns programas que serão reajustados em caso de aumento no valor do salário mínimo e saiba o que deve mudar na sua saúde financeira.
Confira projetos que serão reajustados em caso de aumento no piso salarial do país
- Piso da aposentadoria;
- Auxílio Acidente;
- Programa de Integração Social (PIS);
- Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
- Benefício por Incapacidade Temporária;
- Seguro Desemprego;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Para mais informações sobre o salário mínimo, clique aqui e saiba mais.